Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3024
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gênero manifesto : uma experiência com enfoque multimodal no Ensino de Jovens e Adultos |
Título(s) alternativo(s): | The Manifesto Genre: A multimodal experience with focus on Youth and Adult Education |
Autor(es): | Loroza, Cláudia Valéria Gonçalves |
Primeiro orientador: | Souza, Claudete Cameschi de |
Abstract: | A presente pesquisa-ação constitui-se de uma proposta de trabalho com sequências didáticas argumentativas, tendo como objeto o gênero discursivo “manifesto”. A proposição, à qual foram submetidos alunos do Ensino Fundamental (segundo segmento), do Ensino de Jovens e Adultos na modalidade semipresencial, com faixa etária entre 18 e 55 anos, foi efetivada a partir do reconhecimento de recursos argumentativos presentes em textos multimodais do gênero videoclipe. A abordagem vincula-se às contribuições teórico-metodológicas da Linguística Aplicada ao ensino da Língua Materna, ao direcionar o foco na mediação dos fenômenos linguísticos para as práticas sociais, avaliando a interação verbal associada às condições concretas de sua realização. Fundamentando-nos na abordagem de Bakhtin (1992), quanto aos gêneros do discurso, nas reflexões de Marcuschi (2010), no que tange a aspectos cognitivos da leitura e da escrita, e em Sequência Didática adaptada ao modelo de Schneuwly e Dolz (2004), consideramos textos geradores multimodais presentes nas esferas de convívio do aluno, com funcionalidade discursiva argumentativa. Para o desenvolvimento do trabalho, elaboramos uma Sequência Didática na qual foram propostas duas produções textuais. A primeira, com intenção diagnóstica, orientou uma composição textual em que se opine sobre determinado tema. Em seguida, no desenvolvimento dos módulos, foram investigadas estratégias argumentativas no gênero videoclipe, fundamentadas e sistematizadas no gênero manifesto, explorado em sua forma composicional, estilo e conteúdo temático e corporificado em produção final. Com a opção por essa metodologia, pretendemos possibilitar o entendimento formal de aspectos linguísticos e textuais que permeiam tal discurso e de seu valor social para conferir sentido, significado e fluência ao estudo de produções do gênero discursivo manifesto. Confirmamos, pelos resultados obtidos a partir do cotejo entre os conhecimentos prévios evidenciados na produção inicial e o nível de sistematização de conhecimentos sobre o gênero na produção final, progressos no desenvolvimento de competências linguístico-discursivas no discernimento do discurso opinativo e crítico e no uso de estratégias argumentativas em produções escritas. ABSTRACT - This action research consists of a proposal for working with argumentative didactic sequences, taking as our object the “manifesto” discursive genre. This proposal, which was submitted to Elementary School students (second segment), from Youth and Adult Education in semi in personae modality, aged between 18 and 55 years old, was carried out from the recognition of argumentative devices present in multimodal texts of the music video genre. The approach is related to the methodological and theoretical principles of Applied Linguistics to the teaching of mother language as the focus is on the mediation of linguistic phenomena to social practices, evaluating verbal interaction associated with real situations of use. Based on Bakhtin's approach to discourse genres (1992), on Marcuschi's reflections on the cognitive aspects of reading and writing (2010), and on Didactic Sequence adapted to the model of Schneuwly and Dolz (2004), we considered multimodal generative texts present in students’ everyday social activity spheres, with argumentative discursive functionality. In order to develop this work, we elaborated a Didactic Sequence in which two textual productions were proposed. The first one, which had a diagnostic purpose, guided a textual composition in which one opines on a certain theme. Then, during the development of the modules, argumentative strategies were investigated in the music video genre which were based and systematized according to the “manifesto” genre, explored in its compositional form, style and thematic content, and embodied in a final production. By means of this methodology, we intended to enable students to understand linguistic and textual aspects that permeate this discourse and its social value to give sense, meaning, and fluency to the study of productions of the “manifesto” discursive genre. According to the results obtained from the comparison between the background knowledge highlighted in the initial production and the level of systematization of knowledge about the genre in the final production, we confirmed students’ progress in the development of linguistic-discursive competences regarding discernment of opinion and critical discourse and in the use of argumentative strategies in written productions. |
Palavras-chave: | Vídeos Musicais Linguística Aplicada Análise do Discurso Educação de Adultos Educação de Jovens e Adultos Music Videos Applied Linguistics Discourse Analysis Adult Education |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3024 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gênero manifesto uma experiência com enfoque multimodal no Ensino de Jovens e Adultos.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.