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Tipo: Dissertação
Título: Agentes e ações curriculares na história da escola estadual Maria Constança Barros Machado (1941-1966): a construção da representação de “exemplaridade”
Autor(es): Silva, Maria Cecilia Serafim
Primeiro orientador: Assis, Jacira Helena do Valle Pereira
Abstract: Esta pesquisa teve como objeto de estudo agentes e ações curriculares na Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, situada em Campo Grande, município de Mato Grosso e depois capital de Mato Grosso do Sul. A referida escola foi fundada em 1939, período de concretização e organização do ensino secundário, por meio das regulamentações do Ministério de Educação e Saúde Pública. O objetivo geral foi compreender as ações curriculares mobilizadas pelos agentes educativos, para que a referida escola consolidasse o ensino secundário público na sociedade sul-matogrossense. Em relação aos objetivos específicos buscou-se discutir de que forma o jogo político influenciou a ação dos agentes educativos. A perspectiva teórica adotada derivou dos estudos de Pierre Bourdieu e seus interlocutores. Do ponto de vista metodológico, realizou-se o cruzamento de fontes, tais como: escritos memorialísticos, documentos produzidos pela escola e documentos em âmbitos federal e estadual. A problematização delimitou-se da seguinte forma: 1) Quem foram os agentes educativos Maria Constança Barros Machado e Ernesto Garcia de Araújo? 2) De que modo suas ações conferiram a representação de escola “exemplar” à instituição em questão? A suposição inicial da pesquisa foi corroborada, qual seja, as ações de agentes educativos, diretores e professores, no período de 1941-1966, com papeis claramente definidos dentro da organização da escola, em campos políticos diferenciados, coadunaram suas forças e constituíram a própria representação de “exemplaridade” da escola.
ABSTRACT - This research falls within the scope of studies about agents and curricular actions at the Maria Constança Barros Machado State School, located in Campo Grande, Municipality of Mato Grosso and then capital of Mato Grosso do Sul. The school was founded in 1939, during the period of implementation and organization of secondary education, through the regulations of the Ministry of Education and Public Health. The general objective is to understand the curricular actions mobilized by educational agents, so that said school consolidates the public secondary education in the South-Mato Grosso society. In relation to the specific objectives, it is sought to discuss how the political game influenced the action of educational agents. The theoretical perspective adopted derives from the studies of Pierre Bourdieu and his interlocutors. From the methodological point of view, the cross-referencing of sources such as: memorialistic writings, documents produced by the school and documents at federal and state levels. The problem is delineated as follows: 1) Who were the educational agents Maria Constança Barros Machado and Ernesto Garcia de Araújo? 2) In what way did your actions confer the "exemplary" school representation on the institution in question? The initial assumption of the research was corroborated, that is, the actions of educational agents, principals and teachers, in the period of 1941-1966, with clearly defined roles within the organization of the school, in different political fields, combined their forces and constituted the own Representation of "exemplarity".
Palavras-chave: Educação - história
Currículos
Education - curricula
Education - history
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3011
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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