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Tipo: Dissertação
Título: A formação e a ação do professor de educação infantil em municípios de Mato Grosso do Sul: um olhar interdisciplinar
Autor(es): Rodrigues, Laís de Castro Agranito
Primeiro orientador: Mello, Lucrécia Stringhetta
Abstract: A pesquisa aborda a temática da formação continuada de professores de Educação Infantil, e tem o pressuposto de que a formação deve ser valorizada e viabilizada como um direito dos professores. Um estudo dessa natureza pode corroborar a construção de identidades dos do-centes da Educação Infantil como profissionais intelectuais, críticos, reflexivos, que vislum-brem transformações em seus contextos de ação, por meio de uma verdadeira vivência de suas práxis. Este estudo comunga com os princípios da formação sob a perspectiva da interdisci-plinaridade. Tem por objetivo analisar os limites e as perspectivas de formação e atuação dos professores de Educação Infantil em diversos contextos municipais. Tomaram-se como espa-ço de pesquisa os municípios de Água Clara, Paranaíba e Três Lagoas, dada sua localidade estratégica de participação e disponibilidade dos municípios em participar do estudo. A abor-dagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de procedimentos como a aplicação de questionário, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Nove sujeitos participaram do estudo, sendo três professoras, três coordenadoras pedagógicas atuantes em Centros de Educação Infantil - CEINFs e uma técnica da Secretaria Municipal de Educação de cada município, as quais atuam no acompanhamento da Educação Infantil. Os dados cole-tados foram analisados sob o enfoque da Análise de Conteúdo conforme Bardin (2004) e Franco (1986) e mediante a perspectiva da pesquisa interdisciplinar defendida por Fazenda (2001, 2012) e Mello (2004). A pesquisa revelou três categorias: formação inicial e continua-da do professor da Educação Infantil; prática docente e atuação interdisciplinar na Educação Infantil; e construção da identidade profissional docente. Essas categorias apontaram não só limites e perspectivas na formação e atuação dos professores de Educação Infantil, como uma ruptura de conceitos e ações cristalizadas pelos profissionais da Educação.
ABSTRACT - The research approaches the issue of continuing education for Early Childhood Education teachers, and has the assumption that the training should be valued and viable as a right of teachers. Such a study may support the identities construction of Early Childhood Education theachers as intellectuals, critical, reflective professionals, who sees changes in their contexts, through a real experience of their practice. This study commune with the principles of training from the perspective of interdisciplinarity. It aims to analyze the limits and perspectives of formation and performance of the Early Childhood Education teachers in several municipal contexts. Were taken as research space the municipalities of Água Clara, Paranaiba and Três Lagoas, given its strategic location and participation availability of the municipalities in the study. The methodological approach adopted was the qualitative research, through procedures such as questionnaire, document analysis and semi-structured interview. Nine subjects participated in the study, including three teachers, three active pedagogical coordinators in Early Childhood Education Centers - CEINFs and a Municipal Department Education technical of each municipality, which operate in the monitoring of Early Childhood Education. The collected data were analyzed under the approach of Content Analysis according to Bardin (2004) and Franco (1986) and by the prospect of interdisciplinary research advocated by Fazenda (2001, 2012) and Mello (2004). The research revealed three categories: initial and continuing training of teachers in Early Childhood Education; teaching practice and interdisciplinary action in early childhood education; and construction of the professional teacher identity. These categories indicated not only limits and perspectives in the training and performance of Early Childhood Education teachers, but a break of concepts and crystallized actions by the Education professionals.
Palavras-chave: Educação Infantil
Professores - formação - Mato Grosso do Sul
Interdisciplinaridade
Abordagem Interdisciplinar do Conhecimento na Educação
Educação Permanente
Teachers, Training of - Mato Grosso do Sul
Interdisciplinary Approach in Education
Continuing Education
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3010
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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