Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3008
Tipo: Tese
Título: Formação continuada de professores e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação: o percurso de uma intervenção formativa
Autor(es): Diogo, Rodrigo Claudino
Primeiro orientador: Gobara, Shirley Takeco
Abstract: Este trabalho, cujo método se aproximou da tendência crítico-dialética de investigação, apresenta uma pesquisa desenvolvida com base na teoria da atividade de Leontiev e nos desdobramentos teóricos propostos por Engeström. O objetivo geral da pesquisa foi propor, desenvolver e analisar as ações de uma formação continuada, de abordagem aberta, para professores de Ciências e de Matemática do ensino fundamental, que contribuíssem para a apropriação de conhecimentos sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e sobre seu uso como instrumentos da atividade docente. Os princípios orientadores da formação aberta originaram-se dos resultados de uma revisão de literatura sobre a formação continuada de professores de Ciências e de Matemática para a apropriação das TIC em sua prática docente. A teoria da atividade explica o desenvolvimento do psiquismo humano e da consciência a partir das atividades que o homem realiza para se relacionar com o mundo. Segundo seus pressupostos, a atividade humana tem origem em uma necessidade, é orientada por um motivo e é direcionada a um objeto. Engeström filia-se a essa tradição teórica e suas principais contribuições para este trabalho foram os conceitos de sistema de atividade, de intervenção formativa e de aprendizagem expansiva. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, foi proposta e realizada uma formação continuada, com o desenvolvimento de ações de mobilização, de integração, de teorização e de suporte, que tiveram seu conteúdo e sua forma negociáveis com os professores participantes. Essa formação foi desenvolvida de novembro de 2013 a junho de 2015 e, no decorrer desse período, houve a participação de 19 docentes de Ciências e de Matemática da rede pública municipal de educação da cidade de Jataí, Estado de Goiás. Entretanto apenas três professoras participaram de todo o processo formativo e foi para elas que o foco analítico se direcionou. A formação continuada foi realizada por meio de encontros formativos que ocorreram quinzenalmente e de modo alternado entre os grupos de professores de Ciências e de Matemática. Também foram realizados encontros de suporte que se destinaram a oferecer apoio à realização das ações da formação, bem como ao uso das tecnologias pelos professores. As análises revelaram indícios de que as docentes se apropriaram de conhecimentos técnicos e didáticos sobre o uso das TIC na educação, em particular para o ensino de Ciências e Matemática. Também, duas delas passaram a conceber as TIC como instrumentos que podem favorecer a aprendizagem dos alunos. Os resultados das análises possibilitaram verificar que uma formação aberta para o uso das TIC é uma atividade pela qual é possível que professores de Ciências e Matemática iniciem um processo de aprendizagem expansiva e se apropriem de conhecimentos relativos ao uso das TIC em suas práticas docentes.
ABSTRACT - This study, whose method approached the critical-dialectical tendency of research, was based on Leontiev's activity theory and the theoretical developments proposed by Engeström. The general objective was to propose, develop and analyze the actions of a continuous open-approached training for Science and Mathematics teachers of elementary school, that could contribute to the appropriation of knowledge about information and communication technologies (ICT) and their use as tools of teaching activity. The guiding principles of open learning originated from the results of a literature review on continuing education for Science and Mathematics teachers for the appropriation of ICT in their teaching practice. The activity theory explains the development of the human psyche and consciousness from the activities that man performs to relate to the world. According to its presuppositions, human activity originates in a necessity, is oriented by a motive and directed towards an object. Engeström adheres to this theoretical tradition and his main contributions to this work were the concepts of activity system, formative intervention and expansive learning. In order to achieve the objective of this research, a continuous training was proposed and carried out by developing actions of mobilization, integration, theorization and support, with content and form negotiable with the participating teachers. The training was developed from November 2013 to June 2015 and during that period there were 19 Science and Mathematics teachers of the municipal public education network of Jataí, State of Goiás. However, only three teachers participated in the whole formative process and it was for them that the analytical focus was directed. Continuing education was carried out through formative meetings that took place fortnightly and alternately involving the groups of Science and Mathematics teachers. Support meetings were also held to back the implementation of training actions as well as the use of technologies by teachers. The analyzes revealed evidence that the teachers have appropriated technical and didactic knowledge about the use of ICT in education, in particular for Science and Mathematics teaching. Also, two of them came to conceive ICT as instruments that can favor student learning. The results of the analyzes made it possible to verify that open training for ICT use is an activity through which it is possible for teachers of Science and Mathematics to initiate an expansive learning process and to appropriate knowledge regarding the use of ICT in their teaching practices.
Palavras-chave: Educação Permanente
Professores - formação
Tecnologia Educacional
Continuing Education
Teachers, Training of
Educational Technology
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3008
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Claudino Diogo.pdf5,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.