Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2973
Tipo: Dissertação
Título: Semiótica em sala de aula: uma proposta para ampliação do modo de ver (ler) o texto
Título(s) alternativo(s): Semiotics in the classroom: a proposal to expand the way to see (read) the syncretic text
Autor(es): Rodrigues, Ana Paula Teixeira de Amorin
Primeiro orientador: Santos, Valdenildo dos
Abstract: Este trabalho parte da hipótese de que por meio de uma postura democrática, deixando ao aluno a escolha do gênero textual de sua preferência como motivação, capacitando-o para o domínio dos níveis de leitura semióticos e o processo em que se promova a auto correção, os alunos terão um norte no processo da desconstrução e construção do sentido do texto, de maneira auto reguladora e crítica, o que refletirá numa escrita mais adequada, organizada, objetiva e coerente de acordo com à norma padrão. Estes problemas de falta de motivação, de um ponto de partida para a leitura de textos em níveis possíveis, objetivos e a falta de regulação de seu processo de leitura mostram a disjunção destes educandos com essas habilidades, algumas das quais constatadas por Santos (2014) em suas pesquisas preliminares em quatro escolas públicas de Três Lagoas e uma escola pública de Andradina. Como solução para estes e outros problemas que envolvem principalmente a interpretação de textos e consequente escrita, foram realizadas pesquisas quantitativa e qualitativa junto aos alunos do 8º ano C da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa na Cidade de Três Lagoas, no 4º bimestre de 2015, como primeira estratégia para se descobrir sua preferência dentre uma amostra de onze gêneros e seus hábitos de leitura. Uma vez escolhido um gênero sincrético (tirinhas), foi escolhido um corpus o qual foi submetido à interpretação, a fim de se verificar o nível de percepção do sentido no interior deste texto. Desta forma, o material coletado serviu de base para a comprovação dos principais problemas de leitura (interpretação) e escrita, que uma vez constatados, foram inspiração para o aprofundamento das pesquisas com os alunos do 8° ano, série “C” da Escola Estadual Fernando Corrêa, também em Três Lagoas, durante o primeiro trimestre letivo de 2016, por meio de uma adaptação da sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004), que contemplou atividades metacognitivas (SOLÉ, 1998), os níveis de leituras propostos pela semiótica da escola de Paris (GREIMAS E SEUS DISCÍPULOS), num processo de correção-interativa (RUIZ, 2015) e reescrita da escrita para a escrita (MARCUSCHI, 2010). São apresentados, portanto, aqui, a descrição passo a passo destas atividades e os resultados obtidos como a emancipação da linguagem, interpretação, pensamento crítico e escrita e seu modo de ver (ler) o texto.
ABSTRACT - This work starts from the hypothesis that through a democratic stance, leaving to the student the choice of the genre of his preference as motivation, the mastery of semiotics reading levels and, the process where it‟s promoted the auto correction, it will be thrown some light in the process of deconstruction and construction of the text‟s meaning to the students, in an auto regulatory and critical way, which will reflect a more appropriate, organized, objective and consistent writing regarding to the standard norm. These problems of lack of motivation, of basis for reading texts in possible levels, goals, and the lack of regulation of the process of reading, show the disjunction of these students with these abilities, some of which noted by Santos (2014), in his preliminary research in four public schools in Três Lagoas and in a public school in Andradina. As the solution to these and other problems that mainly involve the interpretation of texts and consequently writing, we conducted quantitative and qualitative surveys on 8th graders “C” of the State School Dom Aquino Corrêa in the city of Três Lagoas, in the 4th quarter of 2015, as first strategy to find out their preference among a sample of eleven genres and their reading habits. Once chosen a syncretic genre (comic strip), a corpus was chosen which was subject to interpretation, in order to verify the level of perception of meaning within this text. Thus, the material collected was the basis to evidence the main reading problems (comprehension) and writing, once verified, were the inspiration for further research with the 8th graders “C” of the State school Fernando Corrêa, also in Três Lagoas, during the first academic quarter of 2016 through an adaptation of the didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004), which included metacognitive activities (SOLÉ, 1998), reading levels proposed by the semiotic school of Paris (GREIMAS AND HIS DISCIPLES), in an interactive-correction process (RUIZ, 2015) and rewrite from the writing to the writing (MARCUSCHI, 2010). Here are presented, therefore, a stepwise description of these activities and the results obtained with the development of language, interpretation, critical thinking and writing and his view (read) the text.
Palavras-chave: Metacognição
Semiótica
Leitura
Escrita
Metacognition
Semiotics
Reading
Writing
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2973
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Teixeira de Amorin Rodrigues.pdf365,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.