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Tipo: Dissertação
Título: Cenas sobre a formação e atuação de professores de Matemática de Paranaíba–MS na segunda metade do século XX
Autor(es): Silva, Natalia Cristina da
Primeiro orientador: Pinto, Thiago Pedro
Abstract: Este estudo buscou compor cenas sobre a formação e atuação de professores de Matemática de Paranaíba/MS na segunda metade do século XX, com base em documentos escritos e orais. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, fundamentada na História Oral, a qual possibilitou a construção de fontes historiográficas, que nos permitiram esboçar compreensões sobre diversos movimentos que visavam à formação para a docência. Neste trabalho, utilizamos a metáfora “cena”, na ampliação da ideia de cenários, visto entendermos que elas comportam atores, movimentos, performances e “encenações”, de forma geral. Em nosso percurso metodológico, realizamos entrevistas com seis docentes que vivenciaram, de maneira singular, tais processos formativos durante o período de referência. Compuseram o nosso material de análise, portanto, seis narrativas e todas as outras fontes que nos foram possíveis conhecer. O nosso movimento analítico foi realizado por eixos temáticos que, por sua vez, deram forma às nossas cenas sobre a formação de professores de Matemática de Paranaíba. Desse modo, a análise foi o momento em que discutimos algumas temáticas que emergiram na fala de nossos interlocutores, como a interferência da política partidária e a troca de funcionários no ambiente escolar; a relação centro versus periferia para os professores de Paranaíba, refletindo sobre a existência de centros nas periferias e periferias nos centros. Discorremos também quanto aos cursos realizados por nossos depoentes, articulando com alguns modelos de Graduação, surgidos em caráter emergencial. Estas análises evidenciaram que a formação para nossos depoentes ocorreu de maneira tardia e em moldes de cursos que atendessem suas necessidades particulares, principalmente no que se referia à localidade, já que na cidade não possuía cursos em nível superior para formar os docentes e quanto aos horários, visto que muitos já atuavam em escolas e não conseguiam cursar um "curso regular" em outra localidade longe de Paranaíba. Assim, por meio das narrativas e da documentação mobilizadas, as cenas foram unidas em uma grande peça, que trouxe à luz questões importantes da formação de professores de Matemática na região investigada. A pesquisa desenvolvida contribuiu com o mapeamento da formação de professores que ensinaram Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil - foco de estudos do Grupo de História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP) e Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), respectivamente.
ABSTRACT - The present work aimed to compose scenes on the formation and activity of mathematics teachers of the city of Paranaíba – MS, in the second half of the twentieth century, based on oral and written documents. Therefore, we conducted a qualitative research based on Oral History, which enabled the construction of historiographical sources, and allowed us to draw insights into several movements aimed at teachers’ education. In this study, we used the metaphor "scene" as expansion of the idea of a stage, since we understand that they’re composed by actors, movements, performances and "stagings" in general. In our methodological approach, we conducted interviews with six teachers who lived, in their own way, these formative processes during the period of reference. Our material of analysis was composed thus by six narratives and all other sources we know were possible. Our analytic movement was conducted by thematic areas that, in turn, have shaped our scenes on the training of mathematics teachers of Paranaiba. So the analysis was the moment we discussed some issues that emerged in the speech of our interlocutors, such as the interference of party politics and the exchange of officials in the school environment; the city center versus suburb relation to Paranaiba teachers reflecting on the existence of centers in the suburbs and suburbs in the centers. We also discussed about the courses held by our interviewees, coordinating with some graduation models, as consequence of an emergency. This analysis showed that the training for our interviewees occurred so late and in types of courses that met their particular needs, especially when it came to their context, as the city did not have higher level courses to train teachers and to the hours, as many have worked in schools and could not attend a "regular course" in another location away from Paranaiba. Thus through narratives and mobilized documentation, the scenes were put together in a large stage, that brought to light important issues of mathematics teacher education in the investigated region. The developed research contributed to the mapping of teachers formation who taught mathematics in the state of Mato Grosso do Sul but also in Brazil as general – study field of the Mathematics Education History and Research Group (HEMEP) and Mathematics Education and Oral History Group (GHOEM ), respectively.
Palavras-chave: Matemática - historiografia
História Oral
Professores - formação
Mathematics - historiography
Oral History
Teachers, Training of
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2951
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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