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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2950
Tipo: | Dissertação |
Título: | Redes discursivas sobre a história da Matemática em livros didáticos do ensino médio |
Autor(es): | Ocampos, João Danival Gil |
Primeiro orientador: | Silva, Marcio Antonio da |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo descrever discursos movimentados, a partir
de algumas propostas de apresentação da história da matemática e do uso
didático da mesma, presentes nos livros didáticos de matemática do ensino
médio. A construção dos dados será por meio de um exercício analítico
descritivo em propostas de apresentação da história da matemática em livros
didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático
em 2015. Os estudos acerca da história da matemática e do uso didático da
mesma basearam-se em pesquisas que destacam o uso da história da
matemática como um importante recurso didático. Dentre esses pesquisadores,
ressalto os trabalhos de Miguel (1997) e Miguel e Miorim (2004); Baroni e
Nobre (1999); Miguel e Brito (1996); Mendes (2003); Nobre (1996); D’Ambrosio
(1999), entre outros. O movimento analítico com os dados empíricos, foi
realizado com base nas teorizações de Michael Foucault, acerca da Análise do
Discurso como referencial teórico-metodológico, bem como, seus interlocutores
como Fischer (1996), (2001) e Veiga-Neto (2004), (2006), (2011), (2012),
buscando descrever marcas enunciativas que emergiram durante o processo
de análise, para compreender como os discursos das metanarrativas,
presentes nas propostas de apresentação do ensino da história da matemática,
podem estar contribuindo para a constituição do perfil de formação de
estudantes do ensino médio. Com base nesse estudo, compreende-se que os
livros didáticos de matemática do ensino médio podem ser considerados uma
rede de discursividades que possibilitam e contribuem para a constituição dos
estudantes do ensino médio. Essa perspectiva de pensamento nos possibilita
compreender que a noção de sujeito foucaultiano é uma construção histórica,
sociocultural, produto e efeito de relações de saber e poder. Essas
discursividades podem levar os estudantes a olhar para a história da
humanidade como sendo algo linear, um processo de evolução constante, sem
rupturas ou falhas, válidas em um campo de normalidade. Com esta pesquisa
pretende-se contribuir para um olhar crítico sobre as propostas de ensino da
história da matemática e do seu uso didático apresentadas nos livros didáticos
de matemática do ensino médio, proporcionando discussões tanto no meio
acadêmico como no ambiente escolar. ABSTRACT - This study aims to describe speeches from proposals to present of the history of mathematics and its didactic use, presented in the math textbooks of high schools. The Data construction was collected through descriptive and analytical investigation presented in the history of math in textbooks that were approved by the 2015 National Textbook Program. The studies on the history of mathematics and its didactic use were based on previous research that highlighted the use of the history of mathematics as an important teaching resource. Among those researchers, we point out Miguel (1997) and Miguel and Miorim (2004); Baroni and Nobre (1999); Miguel and Brito (1996); Mendes (2003); Nobre (1996); D’Ambrosio (1999). In order to develop the analytic movement about the empirical data, we used Michael Foucault’s Discourse analysis theory as a main pattern, and others like Fischer (1996), (2001) and Veiga-Neto (2004), (2006), (2011), (2012). Also, we trying to described enunciative marks that emerged during the review process, to understand how the metanarrative discourses that appear in those presentation proposals for teaching history of mathematics, can contribute for the establishment of high school students training profile. Based on this study, we understand that math teaching textbooks are considered a discursive plot and it contributes to highschool students development. Through that perspective we are able to understand that the notion of Foucault's subject is a historical, social, and cultural construction, and it resulted from relational effect of knowledge and power. Those discourses tend to teach students how to look at the history of mankind as something linear, a process of constant evolution, without breaks or faults, as something genuine. We want to contribute for critical thinking about the teaching proposals in the history of mathematics and its use presented in high school math textbooks, providing discussions both in college level and in secondary school environment. |
Palavras-chave: | Matemática (Ensino Médio) Análise do Discurso Matemática - historiografia Livros Didáticos Discourse Analysis Mathematics - historiography Textbooks |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2950 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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