Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2875
Tipo: Dissertação
Título: Sphaerophorus globosus (Huds.) Vain. (Sphaerophoraceae: Ascomycota liquenizado), uma espécie de distribuição bipolar?
Autor(es): Dourado, Ana Letícia Simal
Abstract: Liquens são organismos simbiontes compostos por um micobionte (fungo) e um ou mais fotobiontes (algas verdes ou cianobactérias). Devido ao seu caráter pioneiro e capacidade de adaptação a condições climáticas extremas, os liquens apresentam grande sucesso na colonização dos mais diversos ambientes. Estudos realizados na Antártica continental e marítima, Chile, Argentina, região Ártica da América do Norte, da Ásia e da Europa levantaram um total de 148 espécies com distribuição bipolar. Este trabalho objetivou descrever padrões filogeográficos de Sphaerophorus globosus (Huds.) Vain., espécie com ocorrência descrita para ambos os polos e regiões temperadas. As análises moleculares, auxiliadas pela identificação morfológica e química, foram realizadas com material herborizado (especialmente do hemisfério norte) e com amostras coletadas em expedições antárticas entre novembro de 2014 e março de 2015. Após as extrações de DNA, regiões dos genomas nuclear e mitocondrial foram amplificadas e sequenciadas. Análises filogeográficas, que agregam padrões filogenéticos com informações espaciais foram comparadas com os dados morfológicos da espécie estudada. De acordo com redes haplotípicas geradas, espécimes antárticos se agrupam e compartilham haplótipos com espécimes árticos; e espécimes herborizados identificados como S. globosus, com S. tuckermanii Räsänen, S. fragilis (L.) Pers. e morfotipos P1 e P2 (denominados pelo presente estudo) compartilham outros haplótipos, sendo todos esses espécimes oriundos do hemisfério norte. Com isso espera-se contribuir para o conhecimento sobre os padrões de dispersão e evolução de liquens e inserir o Brasil no panorama dos estudos genéticos com espécies de distribuição bipolar.
Palavras-chave: Líquens
Fungos
Lichens
Fungi
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2875
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Letícia Simal Dourado.pdf930,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.