Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2848
Tipo: Dissertação
Título: Poema na sala de aula: estratégias para a formação do aluno leitor
Autor(es): Nicolau, Kelly Brambilla Kolano
Abstract: Didática (SD) com o objetivo de elaborar um conjunto de procedimentos didáticopedagógicos capaz de proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental um exercício que seja seguro e realista metodologicamente e estimulante e prazeroso enquanto fruição estética. Inicialmente, realizou-se um levantamento por meio da aplicação de um questionário inicial para se verificar o repertório dos alunos no que diz respeito ao texto poético e em seguida construímos uma antologia de poemas considerados adequados para série. De posse desta antologia, que foi gradativamente apresentada aos alunos, construiu-se a SD, com a qual se desenvolveu as dez oficinas utilizando estratégias de leitura e o estudo do gênero poético. Como forma de registro das atividades desenvolvidas, aplicamos aos participantes o questionário final, com o propósito de os alunos registrarem suas reações se (gostou, não gostou, conseguiu aproveitamento razoável da sequência) e os mesmos escolheram poemas significativos e com os quais mais se identificaram para a confecção como produto final de um pequeno livro de coletânea de poemas intitulado: “Meus poemas preferidos...”.
ABSTRACT - The dissertation attempts to trace a preparatory script and execution of a Teaching Sequence (DS) in order to develop a set of didactic and pedagogical procedures able to provide students of the 9th grade of elementary school an exercise that is methodologically safe and realistic and stimulating and pleasurable as aesthetic enjoyment. Initially, there was a survey by applying an initial survey to verify the repertoire of students in relation to the poetic text and then build an anthology of poems considered suitable for series. Armed with this anthology, which was presented to students gradually built up the SD, with which developed the ten workshops using reading strategies and study the poetic genre. As a way of records of the activities, apply to participants the final questionnaire, in order for students to record their reactions (like, not like, managed to reasonable use of the sequence) and they chose significant poems and which are more identified for making a finished product of a small book collection of poems entitled "My favorite poems ...".
Palavras-chave: Leitura
Professores
Poesia
Reading
Teachers
Poetry
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2848
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kelly Brambilla Kolano Nicolau.pdf8,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.