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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2837
Tipo: | Dissertação |
Título: | A governamentalidade no projeto master |
Autor(es): | Pires, Marcelo Correa |
Primeiro orientador: | Osório, Antônio Carlos do Nascimento |
Abstract: | A presente investigação visou analisar, no estabelecimento de políticas educacionais, os elementos dos contextos forjados na elaboração e implantação do “Projeto Master”, um subprograma do Plano de Ação Pedagógica “Resgate do Prestígio da Escola Pública” no Estado de Mato Grosso do Sul, vigente no final da década de 1980 e início dos anos 1990, tendo como foco elementos da governamentalidade, conforme pressuposto teórico e metodológico da perspectiva foucaultiana. A sociologia histórica mostra que, em termos de País, a educação, por sua natureza, sempre foi um campo minado por conflitos e contradições, em redes de relações de forças, na medida em que é um campo de interesses difusos, que permite compreensões de diferentes ordens, seja do Estado, da sociedade e dos envolvidos, deixando para segundo plano as instituições escolares e suas práticas pedagógicas. Os resultados da análise empírica analítica (documentos e entrevistas) apontam, pelo princípio da governabilidade, um conjunto de elementos que compuseram os processos daquela época, exigindo recompor os discursos da divisão do estado de Mato Grosso e a operacionalidade pós-divisão, pontuando, dentre os artefatos, as táticas políticas que fabricaram a escola pública em Mato Grosso do Sul, enfatizando as intervenções políticas nos diferentes campos de responsabilidade social, revelando velhas táticas de domínios e poderes, que, no caso, sempre demarcaram o processo de escolarização, em níveis nacional e local, tendo como estratégia a complexa tentativa de regulamentação da população pelos cálculos e táticas de governo de cada época, não como uma política educacional, mas o domínio de acordos e negociatas do poder presente, independentemente de partidos políticos. ABSTRACT -This research aims to analyze, in the composing of brazillian educational politics, the elements of the forged contexts in the development and implementation of the "Projeto Master", a subprogram of a Pedagogical Action Plan "Recovering Prestige in the Public Schools" in the State of Mato Grosso do Sul, prevailing in the late 1980s and early 1990s, focusing on elements of governmentality as theoretical and methodological assumption of Michel Foucault. The Historical sociology shows that in terms of country, education, by its nature, has always been a minefield of conflicts and contradictions in networks of relationships that produce power and knowledge, in that it is a field of diffuse interests, which allows understanding of different orders, is the state, society and those involved, leaving the background the educational institutions and their educational practices. The results of analytical empirical analysis (documents and interviews) point, the principle of governance, a set of elements that made up the proceedings at that time, requiring compose speeches of Mato Grosso State split and post-split operation, pointing out, among the artifacts, the political tactics that manufactured public school in Mato Grosso do Sul, emphasizing policy interventions in different fields of social responsibility, revealing old tactics domains and powers, which, in this case, always marked out the process of education at levels national and local, with a strategy of complex attempt to regulate the population by calculations and tactics of government at a time, not as an educational policy, but the domain agreements and business deals of this power, independent of political parties. |
Palavras-chave: | Escolas Públicas Educação e Estado Foucault, Michel, 1926-1984 Public Schools Education and State |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2837 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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