Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2835
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de pedagogia em Campo Grande – MS: marginalização ou inclusão
Autor(es): Silva, Judith Ferreira da
Primeiro orientador: Gobara, Shirley Takeco
Abstract: Estudo desenvolvido na abordagem qualitativa do tipo exploratória, com base na perspectiva histórico-cultural, com o objetivo de investigar os cursos de pedagogia de Campo Grande – MS, no intuito de verificar como ocorre a formação para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação-TDIC em prol da prática pedagógica do pedagogo. A pesquisa inicialmente foi desenvolvida por meio da seleção de bibliografias relacionadas ao objeto de pesquisa, uso das TDIC na formação do pedagogo, constituindo o estado do conhecimento que contribuiu para a escolha dos documentos e informações pertinentes e para a coleta de dados dos cursos escolhidos como campo de investigação. Foram analisados Projeto Pedagógico de Curso, ementa e planos de ensino das disciplinas relacionados ao objeto de investigação. Realizou-se um estudo crítico sobre as propostas de formação para o uso dessas tecnologias com base no referencial crítico social de Vygotsky, com contribuições de autores contemporâneos que discutem a formação para o uso das tecnologias. Também foi realizado um breve estudo sobre a formação do pedagogo que complementa o corpo teórico da pesquisa. Como campo de investigação, foram escolhidas nove instituições que concordaram em participar desse estudo. As análises dos documentos dos cursos de pedagogia da IES participantes revelaram que os projetos de curso analisados, atendem às diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia, pois fazem menção sobre a formação do pedagogo para o uso das TDIC, mas não apresentam estratégias de formação para o uso das tecnologias. A maioria dos cursos oferece uma ou duas disciplinas cujas ementas tratam de itens genéricos que sugerem a formação para o uso das tecnologias. E os planos de ensino dessas disciplinas não apresentam uma metodologia explícita em relação às questões operacional e teórica sobre uso das TDIC como meio para auxiliar a prática pedagógica dos pedagogos. Os cursos pesquisados priorizam o ensino tradicional para de uso das tecnologias fundamentado na concepção instrumental e centrado no processo racional, evidenciando que não há avanços em relação às orientações curriculares nacionais e às exigências da atual sociedade da informação em relação à formação inicial do pedagogo para o uso pedagógico das tecnologias. Neste sentido, considera-se que os cursos investigados necessitam rever suas propostas em relação à formação do pedagogo para o uso das TDIC a fim de adequá-las às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia que prevê a formação para o uso das tecnologias, que vai além da inserção de disciplinas específicas, perpassando todo currículo do curso e de concepções que vão além da racionalidade técnica, priorizando o processo de mediação e interação dos sujeitos por meio das TDIC na apropriação do conhecimento.
ABSTRACT - This study was conducted via a qualitative approach of exploratory type, based on a historical and cultural perspective, in order to investigate pedagogy courses in Campo Grande, MS, Brazil. It aimed to see how training is carried out for the use of information and communication technology, ICT, in favor of the teaching practice of the pedagogue in today's information society. The research was initially developed through the selection of references related to the object of research and the use of ICT when training pedagogues. This resulted in the state of knowledge which contributed to the choice of the relevant documents and information and the data collection of the chosen courses as a research field. The Educational Project of the course, as well as their syllabus and lesson plans related to the investigation purpose, have been analyzed. In reference to teacher training, there was a critical study of the role of the teacher against the knowledge for the use of these technologies, based on the social critic framework of Vygotsky, with contributions from contemporary authors who discuss training for the use of technologies. A brief study on the formation of the pedagogue was also conducted, complementing the theoretical body of research. As a research field, nine institutions were chosen and agreed to participate in this study. The analysis of the documents of pedagogy courses of the participant higher education institutes (IESs) showed that the analyzed course projects meet curriculum guidelines for the undergraduate course of Pedagogy. Thus, they mention pedagogue training for the use of ICT but do not present, in their respective projects, training strategies for the use of technologies. Most surveyed courses offer one or two subjects, with a workload of approximately 60 hours, about the use of ICT and their syllabus mentioned generic items that suggest training for the use of technologies. Most teaching plans of these subjects, however, do not have an explicit methodology in relation to operational and theoretical questions about the use of ICT as a means to assist the pedagogical practice of teachers. Regarding the use concepts of the technologies identified in the surveyed courses, one could notice that the research’s participant IESs prioritize a traditional and instrumental teaching in relation to the pedagogue training for the use of ICT. They have also presented a conception centered on the rational process, showing that there is no progress in relation to Brazilian curriculum guidelines and the requirements of today's society of information regarding the initial training of the pedagogue to the educational use of technologies. In this sense, the surveyed pedagogy courses of Campo Grande - MS are considered to be in need of review of their proposals in relation to the training of teachers for the use of ICT, in order to adapt them to the Curriculum Guidelines for the Pedagogy Program. This is due to the fact that these guidelines consider the pedagogue training for the use of technology, which goes beyond the inclusion of specific subjects, going through the entire course curriculum and the concepts that go beyond technical rationality, prioritizing the mediation and interaction of individuals through ICTs in knowledge appropriation.
Palavras-chave: Professores - formação
Tecnologia da Informação
Educação
Teachers, Training of
Information Technology
Education
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2835
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Judith Ferreira da Silva.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.