Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2739
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dc.creatorMenezes, Alana Regina Sousa de-
dc.date.accessioned2016-04-27T23:58:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2739-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the text: The burnt sinful and harmonious angels (2005), the only literary composition of Clarice Lispector written in dramatic gender. The reading is based on the geohistorycal locus’ analysis in which the author was inserted and exerted a strong influence on the compositions’ architecture; to anchor the study, are utilized the postulates of Nolasco (2004); Souza (2004) e Wellek e Warren (1971). The analysis proceed putting on focus the study of the composition’s theatricality, based on the contributions of Magaldi (1998); Roubine (2003); Ubersfeld (2013); Ball (2008); Ryngaert (1995) e Pavis (1999). To focus on the characters’ constitution and the voices that manifest or hush themselves in clarician theatrical text, the seminal contributions of Orlandi (2007); Enedino (2015) and Gomes (2007) come to support this research. In this segment, the ideological oppression that is imposed as an obstacle to women's autonomy will be highlighted; therefore the basis is made from the contributions of Brandão Branco (2004); Rago (2012) e Lipovetsky (2000). The last feature of this research is given to the manner on which Clarice Lispector discuss the theme of women's subalternity. Spivak (2010); Beverley (2004); Achugar (2006) e Mignolo (2003) bring relevant contributions to this theme, once in the composition The burnt sinful and harmonious angels, Clarice Lispector represents the subaltern as a historical subject, whose identity is built as a “antithesis” of a subdued subject and search, in this play, bring reflections about the patriarchy that still lingers in modern times. The composition in study can accomplish its mission of evoking profound reflection on the oppressive influence of religious’ morality and patriarchal institutions that turn to women, since it presents a critical portrait of the character’s fate who decides to disrupt the patterns of a conservative society.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectOpressão Ideológicapt_BR
dc.subjectSubalternidade Feminina-
dc.subjectFeminismo-
dc.subjectPatriarcalismo-
dc.subjectMoral Religiosa-
dc.subjectRepresentação e Identidade-
dc.subjectEstudos Culturais-
dc.subjectPersonagens Femininas-
dc.subjectAnálise Narrativa-
dc.titleA pecadora sitiada e silenciada: uma abordagem sócio-biográfica da dramaturgia de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Enedino, Wagner Corsino-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar o texto A pecadora queimada e os anjos harmoniosos (2005), única obra literária de Clarice Lispector escrita em gênero dramático. A leitura é feita partindo da análise do locus geohistórico no qual estava a autora inserida e que exerceu forte influência na arquitetura da obra; para ancorar tal estudo, utilizam-se os postulados de Nolasco (2004); Souza (2004) e Wellek e Warren (1971). A análise prossegue colocando em foco a teatralidade da obra em estudo, baseando-se nas contribuições de Magaldi (1998); Roubine (2003); Ubersfeld (2013); Ball (2008); Ryngaert (1995) e Pavis (1999). Para focalizar como se constituem as personagens e as vozes que se manifestam ou se silenciam no texto teatral clariciano, vêm sustentar este trabalho as contribuições seminais de Orlandi (2007); Enedino (2015) e Gomes (2007). Nesse segmento, será destacada a opressão ideológica que se impõe como obstáculo à autonomia feminina; por isso, fazem-se basilares as contribuições de Brandão e Branco (2004); Rago (2012) e Lipovetsky (2000). O último destaque dessa pesquisa é dado à maneira com a qual Clarice Lispector problematiza a temática da subalternidade feminina. Spivak (2010); Beverley (2004); Achugar (2006) e Mignolo (2003) trazem contribuições relevantes para esse tema, uma vez que em A pecadora queimada e os anjos harmoniosos, Clarice Lispector representa o subalterno como um sujeito histórico, cuja identidade constitui-se como uma “antítese” de um sujeito dominado e busca, nessa peça, trazer reflexões acerca do patriarcalismo que ainda perdura em tempos atuais. A obra em estudo consegue cumprir sua missão de suscitar profunda reflexão sobre a opressora influência da moral religiosa e das instituições patriarcais que se voltam à mulher, uma vez que apresenta um retrato crítico do destino de uma personagem que decide romper com os padrões de uma sociedade conservadora.-
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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