Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2723
Tipo: Dissertação
Título: Outras linguagens na sala de aula: Machado de Assis em HQ
Título(s) alternativo(s): Other languages in the classroom: Machado de Assis in HQ
Autor(es): Hernandes, Sueli Lucas
Primeiro orientador: Bulhões, Ricardo Magalhães
Abstract: O presente trabalho pauta-se na perspectiva da formação do leitor literário no ensino fundamental e o uso das adaptações de narrativas literárias para os quadrinhos como opção para aproximar o leitor juvenil de obras que compõem o cânone. Justificamos nossa escolha pelos quadrinhos de acordo com os estudos de Ramos (2010); Rama e Vergueiro (2012); Cosson (2014), que apontam ser a leitura das narrativas literárias quadrinizadas, uma alternativa para apresentar, de maneira paradidática ao leitor, a leituras de textos do espaço literário. Apresentamos em nosso trabalho uma atividade de leitura desenvolvida em duas salas de 9º anos do ensino fundamental em uma escola da rede pública do estado de São Paulo com o texto Conto de Escola de Machado de Assis, transposto para os quadrinhos pelo ilustrador pernambucano Laerte Silvino. Nossa atividade de prática de leitura é norteada pelas Estratégias e Capacidades de Leitura, Compreensão e Interpretação de texto, estabelecida por Rojo (2004). Trazemos a descrição da atividade realizada em sala de aula; os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que após a leitura do conto literário em quadrinhos, recontaram a história na perspectiva de outra personagem da história e, também adaptaram para os quadrinhos suas próprias narrativas.
ABSTRACT - This work is guided from the perspective of the formation of literary readers in elementary school and the use of adaptations of literary narratives for comics as an option to bring youth player works that make up the canon. We justify our choice for comics according to Ramos studies (2010); Rama and Vergueiro (2012); Cosson (2014), which point to be reading the quadrinizadas literary narratives, an alternative to present in Paradidactic way the reader, to readings of literary texts space. We present our work in a reading activity developed in two rooms of 9 years of elementary education in a public school in the state of São Paulo Machado School Tale text of Assis, transposed to the comic illustrator Pernambuco Laertes Silvino. Our reading practice activity is guided by the strategies and Reading Skills, Understanding and Text Interpretation, established by Rojo (2004). We bring the description of the activity in the classroom, then the work done by the students, who after reading the short story comic, recounted the story from the perspective of another character in the story and also adapted to comics their own narratives. KEY
Palavras-chave: Literatura - estudo e ensino
Histórias em Quadrinhos na Educação
Literature - study and teaching
Comic Books, Strips, etc., in Education
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2723
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sueli Lucas Hernandes.pdf9,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.