Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Katiana Azambuja-
dc.date.accessioned2016-04-12T17:15:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2708-
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to analyze the concepts of language, identity issues that permeates the discourse of the teachers involved in the construction of the kinikinau people didactic material, residents in the São João (Porto Murtinho - MS). The specifics objectives of this work were elected: to document and to report the different moments of kinikinau teaching materials elaboration and to contribute to the rescue, literacy and acquisition of kinikinau language in the school environment, anchored by communicative competence and cultural identity inserted in the perspective of knowledge X power of Foucault (1980). The arch genealogy methodological Foucault (2013) research is anchored on theoretical models proposed by the Discourse Analysis of French line; Linguistic, due to production of educational materials, questions have arisen concerning the langue Portuguese with first and Kinikinau second, the linguistic erasing in contrast to the advancement of the dominant language, the rescue of language planning of Kinikinau Language status and corpus.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Kinikinaupt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectPolíticas Linguísticaspt_BR
dc.subjectMaterial Didático-
dc.subjectIdentidade Cultural-
dc.subjectEtnologia Indígena-
dc.subjectLinguística Aplicada-
dc.subjectAnálise do Discurso-
dc.subjectFilosofia da Linguagem-
dc.titleLíngua Kinikinau na construção de material didático: “Wexeowo kuatiti xane”pt_BR
dc.title.alternativeKoinukunoen Language in the construction of the didactic material: “Wexeowo kuatiti xane”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Claudete Cameschi de-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar as concepções de língua, de linguagem e bem como as questões identitárias que perpassam o discurso de professores envolvidos na construção de material didático para o povo kinikinau e residente na Aldeia São João (Porto Murtinho - MS). Como objetivos específicos deste trabalho, elegeram-se: documentar e relatar os diferentes momentos de elaboração do material didático kinikinau, a fim de contribuir para a revitalização, letramento e processo de aquisição da língua kinikinau no ambiente escolar, ancorada pela competência comunicativa e de identidade cultural segundo a perspectiva do saber X poder de Foucault (1980). A pesquisa, orientada por princípios metodológicos da arqueogenealogia de Foucault (2013) assume contornos multidisciplinares ancorando-se em modelos teóricos propostos pela Análise do Discurso de linha francesa e Linguística Aplicada. Preliminarmente, constata-se que durante o processo de construção do material didático o uso da língua portuguesa como primeira língua e a língua kinikinau, como segunda, favorecendo o surgimento de questões referentes ao silenciamento linguístico em oposição ao avanço da língua dominante, a reelaboração da planificação linguística de status e corpus da Língua Kinikinau.-
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katiana Azambuja Silva.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.