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Tipo: Dissertação
Título: O gênero artigo de opinião: uma proposta para a educação de jovens e adultos
Autor(es): Garcia, Carmem Eliana
Primeiro orientador: Sé, Joceli Catarina Stassi
Abstract: Trata-se de uma pesquisa-ação para trabalhar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com o gênero artigo de opinião, no Ensino Fundamental II, na Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual João Ponce de Arruda, no Município de Três Lagoas/MS. Nossas reflexões e análises estão ancoradas na teoria enunciativo-discursiva de abordagem sócio histórica do Círculo de Bakhtin e nos estudos mais recentes sobre gêneros discursivos. Buscamos refletir sobre a necessidade e relevância do ensino-aprendizagem de língua portuguesa por meio de gêneros do discurso, nos quais se materializam aspectos gramaticais e discursivos. Partimos da hipótese de que se o aluno for exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura de diferentes gêneros, aprenderá a dominar os recursos linguístico-discursivos necessários à produção escrita, em artigos de opinião, por exemplo. Nos últimos anos, o ensino da língua portuguesa por meio dos gêneros do discurso, organizado em sequências didáticas, tem se intensificado no Brasil. No entanto, surgem muitos questionamentos, sobretudo quanto à aplicação na íntegra do modelo sugerido por Dolz, Noverraz e Schnewly (2001). Adaptações são feitas na tentativa de adequá-lo ao ensino brasileiro, como é o caso deste estudo. Elaboramos uma sequência didática e realizamos aulas de leitura, discussão do conteúdo, identificação das características do gênero discursivo artigo de opinião - forma composicional, estilo e conteúdo temático - e análise de exemplares publicados em jornais e revistas nacionais dirigidas a diferentes públicos. Foram propostas duas produções de artigo de opinião, a fim de analisarmos a manifestação dos alunos a respeito do conteúdo de artigos de opinião, lidos e discutidos em sala de aula e, de acordo com as necessidades de cada discente, foram solicitadas as reescritas das produções. Nesse processo, verificamos se, nos textos dos alunos, os aspectos globais (ANTUNES, 2010) foram utilizados, pois são necessários à compreensão, responsáveis pelo sentido e pelo propósito do texto. Confirmamos que, ao familiarizar os alunos com as especificidades dos gêneros discursivos, por meio de leitura e produção, ocorre significativa ampliação das capacidades linguístico-discursivas, no que diz respeito à compreensão e à produção textual.
ABSTRACT - In the last few years, Portuguese language teaching through speech genres, organized in didactic sequences, has intensified. However, many questions are raised, mainly regarding the utter application of the model suggested by Dolz, Noverraz and Schnewly (2001). Therefore, adjustments to this model have been made, as an attempt to adapt it to Brazilian education, such as the present study. This is an action-research study, with the objective of developing the teaching-learning process of reading and writing, using Opinion Piece as text genre, with the students of the Young and Adult Education on Primary Education of the state school Escola Estadual Jõao Ponce de Arruda, on Três Lagoas / MS – Brazil. Our reflections and analysis are tied to the enunciative-discursive theory of social and historical approach from Bakhtin Circle, and to the most recent studies about discursive genres. We reflect on the necessity and relevance of teaching and learning Portuguese language through speech genres, where grammatical and discursive aspects materialize. Coming from the hypothesis that if the students are exposed to a systematic and systematized work of reading of different genres, they will learn to master the linguistic and discursive resources needed to writing productions, on opinion pieces, for example. We developed a didactic sequence and performed, in a two months period, reading classes, content discussion, identification of opinion pieces characteristics - compositional form, style and thematic content - and analysis of issues published in newspapers and national magazines directed to different publics. Two different opinion pieces productions were proposed to the students, in order for us to analyse the student’s manifestation about the content of the opinion pieces that were read and discussed during class, and according to the teacher’s needs, they requested the productions to be rewritten. On this analysis, we checked if in the student’s text, the global aspects (ANTUNES, 2010) were utilized, because they are necessary to a correct comprehension and are responsible for the sense and purpose of the text. We confirm that, to familiarize the students with the specificity of discursive genres, through reading and writing production, there is a significant expansion of linguistic and discursive abilities, regarding comprehension and textual production.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Análise do Discurso
Artigo de Jornal
Discourse Analysis
Newspaper Article
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2703
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

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