Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2621
Tipo: Dissertação
Título: A influência da oralidade na escrita nos anos iniciais
Autor(es): Corrêa, Karen Cristina Carvalho
Primeiro orientador: Leite, Cleonice Cândida Gomes
Abstract: Esta pesquisa analisa desvios na escrita de crianças em processo de alfabetização e apresenta uma sequência didática como recurso para facilitar a relação ensino e aprendizagem da escrita. O estudo analisa textos de 20 crianças do 3º ano do ensino fundamental I em produções dos gêneros tirinha, carta pessoal e anúncio, em que é feito um levantamento dos “erros” ortográficos, seguido da elucidação para esses desvios, que são explicitados considerando os principais processos fonológicos representados na escrita dos alunos. Embora os desvios principais sejam os de convenção ortográfica, a análise se propõe, em especial, explicar os “erros” relacionados aos processos fonológicos representados nos textos, tais como apagamentos, ensudercimento/sonorização, ditongação, monotongação, redução vocálica, neutralização, harmonia vocálica, alteração de traços relacionados ao modo e ao ponto de articulação, palatalização e rotacismo. Apesar de um grande número de desvios, o trabalho detém-se, em geral, nos seguintes: apagamento, neutralização, monotongação, redução vocálica, hipercorreção e também nos desvios de convenção ortográfica. A abordagem teórica baseia-se em pressupostos da Fonologia, especialmente nos que se referem aos processos fonológicos de modificação de traços distintivos por adição, apagamento, transposição e substituição, usando, na explicação para os “erros” na escrita, o conceito de consciência fonológica, que é a capacidade de reflexão sobre a língua falada e a compreensão da relação entre oralidade e escrita, o que inclui a distinção entre grafemas e fonemas. O trabalho visa identificar e analisar influências da fala no princípio da alfabetização da criança, refletir sobre a importância da consciência fonológica no processo ensino-aprendizagem. Para isso, elenca dificuldades de representação gráfica de fonemas na escrita de alunos do 3º ano do ensino fundamental I e identifica possíveis causas relacionadas a essas dificuldades, para, então, propor intervenções, por meio de sequência didática, para o discente adquirir autonomia no processo de escrita na alfabetização. Com esta pesquisa, pretendemos fazer uma reflexão sobre os desvios e, em especial, apresentar uma proposta de trabalho que auxilie os educadores no processo de alfabetização e comprovar por meio de comparações de algumas produções dos alunos que a consciência fonológica melhora significativamente a aquisição da linguagem escrita. Este texto está dividido nas seguintes partes: fundamentação teórica, coleta e análise dos desvios de escrita dos alunos e proposta de trabalho para solucionar os problemas observados nos textos. A primeira parte da pesquisa traz informações sobre os conceitos pertinentes ao trabalho, tais como os de fone, fonema e grafema, de Fonética, Fonologia e de Consciência Fonológica. O segundo capítulo apresenta os procedimentos de coleta das palavras, o levantamento dos principais desvios detectados na escrita dos alunos e as análises ou explicações para esses desvios com base em sua associação com processos fonológicos próprios à língua portuguesa. O terceiro capítulo expõe uma sequência didática para contribuir com a prática pedagógica dos professores alfabetizadores. Em anexo, apresentamos as produções de textos das crianças que foram consideradas na pesquisa.
ABSTRACT - This research analyzes deviations in children´s writing in literacy process and presents a didactic sequence as a resource to facilitate the teaching and learning of writing. The study analyzes 20 children texts from the 3rd year of elementary school in productions of comic genres , personal letter and announcement in which is made a survey of the " errors " spelling , followed by elucidation for these deviations , which are explained considering the main phonological processes represented in students' writing . Although the main differences are the spelling convention, the analysis aims in particular to explain the "errors” related to phonological processes represented in the texts, such as deletions, devoicing / sound, diphthongization, monophthongization, reduced vowel, neutralization, vowel harmony, alteration of traits related to the mode and the pivot point, palatalization and rhotacism. Although a large number of deviations, the work has, in general, the following: deletion, neutralization, monophthongization, vowel reduction, overcorrection and also the spelling convention deviations. The theoretical approach is based on the phonology assumptions, especially those who refer to phonological processes modification distinctive features by addition, deletion, transposition and substitution using the explanation for the "errors" in writing, the concept of phonological awareness which is the capacity for reflection on the spoken language and the understanding of the relationship between oral and written, including the distinction between graphemes and phonemes. The work aims to identify and analyze influences speech on the principle of children's literacy, reflect on the importance of phonological awareness in the teaching-learning process. For this, lists graphing difficulties of phonemes in the writing of students of the 3rd year of elementary school and identifies possible causes related to these difficulties, to then propose interventions through teaching sequence for the student to acquire autonomy in the writing process in literacy. With this research, we intend to reflect on the deviations and, in particular, present a proposal for work to assist educators in the literacy process and prove through comparisons of some productions of the students phonological awareness significantly improves language acquisition writing. This text is divided into the following parts: theoretical basis, collection and analysis of student writing detours and work proposal to solve the problems observed in the texts. The first part of the survey provides information on relevant concepts to work, such as the phone, grapheme-phoneme, of phonetics, phonology and phonological awareness. The second chapter presents collection of words procedures, the survey of the main deviations detected in students' writing and analysis or explanations for these deviations based on their association with own phonological processes to the Portuguese language. The third chapter presents a didactic sequence to contribute to the teaching practice of literacy teachers. Attached we present the productions of children's texts that were considered in the survey.
Palavras-chave: Oralidade
Orality
Escrita
Writing
Fonologia
Phonology
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2621
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAREN CRISTINA CARVALHO CORRÊA.pdf6,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.