Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2587
Tipo: | Dissertação |
Título: | Subsídios para a produção de textos no ensino fundamental: construindo diferentes gêneros narrativos em sala de aula |
Autor(es): | Oliveira, Geni Rosa de |
Primeiro orientador: | Souza, Claudete Cameschi de |
Abstract: | Com o objetivo primordial de elaborar material didático para produção de textos narrativos em diferentes gêneros discursivos com foco no ensino fundamental I, esta pesquisa partiu de nossa experiência como professora regente do 5º ano matutino da Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho, localizada na cidade de Três Lagoas, MS. Com características de pesquisa-ação, a proposta orienta-se pelos objetivos gerais e específicos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para os primeiros anos do ensino fundamental (BRASIL, 1997, 1998), com base na aplicação de pressupostos teóricos das ciências da linguagem no ensino de Língua Portuguesa. Entre os fundamentos teóricos utilizados, destacam-se contribuições da Linguística Textual (ADAM, 2008; MARCUSCHI 2002, 2003, 2005; KOCH (2000, 2002) e da Linguística Aplicada). Completa o referencial teórico-metodológico as contribuições de Dolz e Schneuwly (2004), sobretudo no que concerne ao uso de sequências didáticas no trabalho com práticas de linguagem. Constatamos que o trabalho com sequências didáticas (SD) permite ao professor e ao aluno o ir e vir ao texto produzido, refletindo sobre o uso da linguagem, os recursos linguísticos utilizados, aspectos gramaticais, estruturais, semânticos e estilísticos. Também favorece a realização de atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas durante a produção textual e no momento da análise linguística das produções, o que inclui a reescritura do texto. ABSTRACT - With the primary goal of developing teaching materials for the production of narrative texts in different genres focused on elementary school, this research came from an experience as a teacher of the 5th grade at Flausina Assunção Marinho Public school, located in Três Lagoas, MS. The proposal, which is characterized as an action research, is guided by the general and specific objectives set out in the National Curricular Parameters for Portuguese Language for the first years of elementary school (BRAZIL, 1997, 1998), based on the application of theoretical assumptions of language sciences in the Portuguese language teaching. Among the theoretical grounds used, we shall highlight the contributions of Textual Linguistics (ADAM, 2008; Marcuschi 2002, 2003, 2005; KOCH (2000, 2002) and Applied Linguistics. Dolz and Schneuwly´s contributions (2004) complete the theoretical and methodological framework, especially regarding the use of didactic sequences in working with language practices. We found that working with didactic sequences (DS) allows the teacher and the student to come and go to the text produced, reflecting on the use of the language, the linguistic resources used and also the grammatical, structural, semantic and stylistic aspects. It also favors the performance of linguistic, epilinguistic and metalinguistic activities, during text production and at the time of linguistic analysis of production, which includes the rewriting of the text. |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa - estudo e ensino (Educação permanente) Língua Portuguesa - correção de textos Fábulas Fables Ensino Fundamental |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2587 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GENI ROSA DE OLIVEIRA.pdf | 8,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.