Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2555
Tipo: Dissertação
Título: Ler e escrever, a partir das obras sangue fesco e o gênio do crime, de João Carlos Marinho
Autor(es): Clemente, Elen de Oliveira
Primeiro orientador: Bulhões, Ricardo Magalhães
Abstract: Este trabalho integra a leitura e a produção de textos, a partir das obras Sangue fresco e O gênio do crime, de João Carlos Marinho. A pesquisa se justifica por proporcionar o contato do estudante com o mundo imaginário, porém real na medida em que é visto como aspecto sociocultural. Essa relação pode despertar no estudante o prazer pela leitura não só de pequenos contos, mas também de narrativas longas, o que pode favorecer a formação de leitores e o letramento literário, estimulados por um progressivo amadurecimento do aluno à sua consciência de sujeito-leitor. Para alcançar os objetivos propostos fizemos a priori um estudo bibliográfico que serviu como embasamento teórico e permitiu maior conhecimento do objeto proposto. Para a pesquisa de campo utilizamos como instrumentos de coleta de dados: leituras reflexivas das narrativas policiais citadas acima com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Três Lagoas, um questionário respondido pelos estudantes, comentários orais dos discentes e também textos escritos sobre as obras em análise. Dos dados coletados compomos dois capítulos de análise desse material, um com ênfase em Sangue fresco e outro com destaque em O gênio do crime. A dissertação foi dividida em cinco capítulos, no primeiro, falamos sobre a leitura de literatura na escola, no segundo, refletimos um pouco sobre os valores estéticos, o processo hermenêutico, as personagens, o narrador e os recursos de que se vale nesse processo de experiência estética. O terceiro e o quarto capítulo são resultados do estudo de caso e análise de dados e, por fim, tecemos um diálogo entre a literatura policial e os pontos em comum com Sangue fresco e O gênio do crime.
ABSTRACT - This work integrates reading and production of texts, from fresh blood works and the criminal mastermind, João Carlos Marinho. The research is justified for providing student contact with the imaginary world, but real in that it is seen as a socio-cultural aspect. This relationship may awaken in the student the joy of reading not only of short stories, but also of long narratives, which can favor the formation of readers and the literary literacy, stimulated by a progressive maturation of the student to his subject-reader awareness. To achieve the proposed objectives we a priori a bibliographic study that served as theoretical and allowed greater knowledge of the proposed object. For field research we used as data collection instruments: Reflective readings of police narratives mentioned above with students of the seventh grade of elementary school to a public school in Três Lagoas, a questionnaire answered by the students oral feedback from students as well as written texts on the works in question. The data collected compose two chapters analysis of this material, with an emphasis on fresh blood and another with emphasis on the criminal mastermind. The dissertation was divided into five chapters, the first we talked about reading literature in school, in the second, we reflect a little about the aesthetic values, the hermeneutical process, the characters, the narrator and that draws resources on that process aesthetic experience. The third and the fourth chapter are the result of the case study and data analysis and finally weave a dialogue between the police literature and points in common with Fresh blood and Genius crime.
Palavras-chave: Marinho, João Carlos, 1935-
Leitura
Reading
Educação na Literatura
Education in Literature
Letramento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2555
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELEN DE OLIVEIRA CLEMENTE.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.