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Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa no ensino de gêneros do discurso/textuais
Autor(es): Pedrosa, Priscila Mendes Daosico
Primeiro orientador: Nincao, Onilda Sanches
Abstract: O presente trabalho visou a conduzir uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa diante das várias transformações sofridas pelo impacto do acesso das classes populares à escola pública, o que conduziu a mudanças nos paradigmas de ensino voltados para o uso de diferentes abordagens do texto nas salas de aulas, principalmente no que concerne às teorias que norteiam os gêneros textuais/discursivos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo apresentar e discutir o direcionamento pedagógico dado aos gêneros textuais/discursivos por professores de língua portuguesa de uma escola pública de Anaurilâmdia (MS) por meio da oferta de um Curso de Formação de Professores de Língua Portuguesa sobre gêneros textuais/discursivos. A metodologia da pesquisa é de cunho etnográfico colaborativo encontrada em Magalhães (1994, 1997 e 2011), tendo sido os dados gerados a partir de relatos de professores durante as oficinas ministradas a eles para averiguar seus conceitos sobre língua, o tratamento dado ao texto, intervindo para levá-los a reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Foram analisados o tratamento dado aos gêneros nos livros e/ou manuais didáticos, em documentos oficiais tais como os PCNs e os Referenciais Curriculares, de forma a possibilitar melhorar qualidade de suas aulas, e verificar as transformações em suas práticas pedagógicas a partir das fundamentações teóricas oferecidas no Curso. A pesquisa realizou-se a partir dos conceitos de gênero do discurso de Bakhtin (1979) e das discussões dos pós - bakhtinianos, como Dolz e Schneuwly (2004), Rojo (2000, 2008), Marcuschi (2007, 2008), Signorini (2008). Os resultados mostraram que. quando os professores se voltaram para si mesmos e perceberam a existências de outras realidades, confrontando-as, foram capazes de construírem críticas no sentido de manter realidades ou transformá-las, e com isso, percebeu-se mudanças siginificativas em suas prática pedagógicas. O trabalho é relevante na medida em que desvenda a visão do professor, traz uma reflexão sobre as transformações e tendências para o ensino de língua portuguesa na sala de aula e, também, encaminha o professor participante a adotar a postura reflexiva-crítica através da breve intervenção do Curso oferecido a eles. Espera-se, produzir reflexões sobre o ensino dos gêneros discursivos/textuais nas aulas de língua portuguesa.
ABSTRACT - This study aimed to conduct a reflection on the Portuguese language education on the various transformations undergone by the impact of access of the popular classes to public school, which led to changes in educational paradigms focused on the use of different approaches the text in the rooms classes, especially with regard to the theories that guide the textual / discursive genres. Thus, this research aimed to present and discuss the pedagogical direction given to the textual / discursive genres for Portuguese-speaking teachers in a public school Anaurilâmdia (MS) by offering a Training Course of Portuguese Language Teachers on genres / discursive. The research methodology is collaborative ethnographic found in Magallanes (1994, 1997 and 2011) and was the data generated from teacher reports during the workshops given to them to find out his views on language, the treatment of the text, intervened to get them to reflect on their teaching practices. The treatment were analyzed to genres in books and / or textbooks, official documents such as the NCPs and Curriculum Benchmarks in order to possabilitar improve quality of their classes, and verify changes in their teaching practices from the theoretical foundations offered in the Course. The survey took place from the gender concepts of Bakhtin's speech (1979) and discussions of post - Bakhtinian as Dolz and Schneuwly (2004), Rojo (2000, 2008), Marcuschi (2007, 2008), Signorini ( 2008). The results showed that. when teachers have turned to themselves and realized the existence of other realities, confronting them, they were able to build critical to maintain realities or change them, and with that, it was noticed significant changes in their pedagogical practice Work It is relevant in that it reveals the teacher's view, reflects on the changes and trends for the Portuguese language teaching in the classroom and also forwards the participating teacher to adopt a reflexive-critical stance through the brief intervention Course offered to them. Hopefully, produce reflections on the teaching of discourse / genres in the English language classes.
Palavras-chave: Língua Portuguesa - estudo e ensino (Educação permanente)
Professores de Línguas
Language Teachers
Professores - formação
Teachers - in-service training
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2554
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

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