Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2519
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre a prática docente de um professor de matemática a partir da pesquisa colaborativa
Autor(es): Jorge, Nickson Moretti
Primeiro orientador: Pereira, Patrícia Sandalo
Abstract: Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atrelada ao grupo de pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM e ao projeto em rede vinculado ao Programa Observatório da Educação - OBEDUC/CAPES. Com vistas à formação continuada do professor de Matemática para a Educação Básica, esta pesquisa tem como finalidade compreender o processo reflexivo de um professor de Matemática sobre a sua prática docente no âmbito de sala de aula a partir da pesquisa colaborativa. Temos como questão norteadora: Como a pesquisa colaborativa possibilita compreender o processo reflexivo de um professor de Matemática sobre a sua prática docente a partir da espiral reflexiva ampliada? Como referencial teórico e metodológico, utilizamos a pesquisa colaborativa, fundamentada em Ibiapina (2008), que busca fortalecer o diálogo entre a universidade e a escola, possibilitando aos professores da Educação Básica repensar as suas práticas pedagógicas nas aulas de Matemática. A pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Estadual com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Como instrumentos para coleta de dados, desenvolvemos a espiral reflexiva ampliada, que possui, como procedimentos, os planejamentos das aulas, a aplicação da aula na escola, as entrevistas, as sessões reflexivas, o novo planejamento, a nova aplicação da aula, a nova entrevista e a nova sessão reflexiva. Dessa forma, concluímos que a pesquisa colaborativa orientada pelos procedimentos metodológicos da espiral reflexiva ampliada cria oportunidades de reflexão em um processo formativo por meio das significações e ressignificações mediadas pela construção da prática docente dos professores.
ABSTRACT - This research is connected to the Graduate Program in Mathematics Education at Masters level at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), associated to the research group Education and Mathematics Education - FORM and design network linked to the Observatory Program of Education - OBEDUC / CAPES. With the purpose to train in a continued form the professor of Mathematics for Basic Education, this research aims to understand the reflexive process of a mathematic's teacher on their teaching practice in the classroom context from the collaborative research. We have as guiding question: How collaborative research possible to understand the reflexive process of a mathematic's teacher on their teaching practice from the expanded reflective spiral? As theoretical and methodological reference we use collaborative research, based on Ibiapina (2008), which seeks to strengthen the dialogue between the university and the school, making it possible for Basic Education teachers rethink their teaching practices in Mathematic's classes. The research was developed in a Public School with students of High school first year. As instruments for data collection we developed the expanded reflective spiral, which has, as procedures, planning classes, the application class at school, interviews, reflective sessions, the new schedule, the new application class, the new interview and the new reflective session. Thus we conclude that the collaborative research guided by methodological procedures of the enlarged reflective spiral creates opportunities for reflection on a training process through the meanings and new meanings mediated by the construction of the teaching practice of teachers.
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental)
Matemática
Mathematics
Formação Profissional
Occupational Training
Professores - formação
Teachers - in-service training
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2519
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICKSON MORETTI JORGE.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.