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Tipo: Dissertação
Título: (Semi)formação e relações de trabalho: uma análise das concepções de professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul sobre a educação profissional
Autor(es): Urt, Sofia
Primeiro orientador: Meneses, Branca Maria de
Abstract: A Educação Profissional, no Brasil, ainda possui o viés histórico de ser destinada às classes menos favorecidas e, assim, há uma tendência em se desprestigiar o ensino profissionalizante. Este ensino sofreu transformações e redefinições de seus objetivos, ao longo do processo histórico, mas suas propostas educacionais têm sido destinadas à reprodução do capital. Porém, de acordo com a lei de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, representantes atuais da oferta de educação profissional, preconiza-se a necessidade de se formar cidadãos críticos e emancipados para o mundo do trabalho. Assim, esta pesquisa objetiva analisar os aspectos ideológicos presentes na avaliação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS sobre a proposta da Educação Profissional e Tecnológica – EPT, e também analisar em que medida suas concepções sobre esse tipo de educação são ou não críticas. Para isso, os fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade – Escola de Frankfurt – norteiam esta dissertação. O instrumento de coleta de dados – um questionário eletrônico estruturado com respostas fechadas, baseado na Escala Formação e Trabalho de Meneses (2007), contemplou os seguintes temas da referida escala, dentre outros: concepção de trabalho; valor dado à educação escolar e ao trabalho; e adaptação à ideologia do mundo administrado. A análise das respostas foi realizada por métodos qualitativo e quantitativo, sendo que o primeiro possibilitou a análise dos dados à luz do referencial teórico e o segundo verificou o alcance do acontecimento. Os participantes da amostra foram selecionados de forma aleatória e com objetivo de atingir 20% do total de 271 servidores docentes, distribuídos em cada um dos sete câmpus, em atividade, do IFMS. Considerando o papel da ideologia no sistema atual, na formação do indivíduo e na constituição de sua subjetividade, as análises dos resultados mostraram a existência de concepções críticas dos professores, no que se refere ao trabalho e à educação profissional oferecida pelos Institutos Federais, porém são, ao mesmo tempo, referenciadas pela ideologia dominante e conformadas à lógica capitalista, o que demonstra a própria contradição da sociedade.
ABSTRACT - The Vocational Education in Brazil, also has historical bias to be aimed at the lower classes and thus there is a tendency to discredit it. This kind of education has been transformed and resets your goals over the historical process. However, their educational proposals have been intended for reproduction of capital. But according to the law of creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, current representatives of vocational education provision, advocates the need to form critical citizens and emancipated for the world of work. Thus, this research aims to analyze the ideological aspects present in the evaluation of teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul - IFMS on the proposal of Vocational and Technological Education. And also examine to what extent his views on this kind of education are or not critical. For this, the foundations of the Society Critical Theory - Frankfurt School - guide this dissertation. The data collection instrument - an electronic questionnaire with closed answers, based on the Scale Training and Working, developed by Meneses (2007), included the following items of that scale, among others: design work; value placed on education and work; and adaptation to the ideology of the administered world. Analysis of the responses was performed by qualitative and quantitative methods, and the first allowed the analysis of the data in the light of the theoretical framework, and the second found the scope of the event. The participants in the sample were selected randomly and aiming to reach 20% of the total of 271 teachers servers, distributed in each of the seven campuses in activity, the IFMS. Considering the role of ideology in the current system, in individual development and the development of their subjectivity, analyzes of the results showed the existence of critical conceptions of teachers, in relation to work and vocational education offered by the Federal Institutes, but are at the same time, referenced by the dominant ideology and shaped the capitalist logic, which shows capitalist logic and shaped the ideology, which demonstrates the very contradiction of society.
Palavras-chave: Trabalho
Work
Qualificações Profissionais
Vocational Qualifications
Teoria Crítica
Critical Theory
Ensino Profissional
Professional Education
Professores
Teachers
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2450
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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