Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2334
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre a construção da identidade de professores de língua portuguesa: inclusão digital e espaço virtual
Título(s) alternativo(s): A study about the construction of the identity of portuguese language teachers: digital inclusion and virtual space
Autor(es): Santos, Isabel Cristina Rissato dos
Primeiro orientador: Guerra, Vânia Maria Lescano
Abstract: Este trabalho tem por objetivo precípuo problematizar o processo de virtualização da escrita de si no blog coletivo, em seu processo de interação, o mesmo vise possibilitar relações que transcendem ao mundo físico, ou seja, se trazem marcas de autoria na constituição da identidade destes diversos sujeitos, projetadas num único sujeito no ciberespaço. Apresenta um estudo sobre a inclusão das novas tecnologias a partir da materialidade linguística dos blogs criados pelos professores de Língua Portuguesa da Diretoria de Ensino de Araçatuba, SP, com a turma 204 do curso ―Melhor Gestão, Melhor Ensino‖, realizado no segundo semestre de 2013. Estudar se as relações de identidades dos professores que são autores dos blogs apresentam diferenças na construção desse sujeito coletivo, ou seja, quais as marcas de autoria que sobressaem nesse blog coletivo: o sujeito que tem habilidades tecnológicas ou aquele que não sabe trabalhar com a tecnologia? A base teórica estará atrelada as concepções da Análise do Discurso de origem francesa (AD), com apontamentos sobre a análise do discurso pechetiana, no dialogismo bakhtiniano, no conceito de virtualização de Lévy (2011), na constituição do sujeito foucaultiano, na relação com a língua e a constituição do sujeito discursivo em Coracini (2006) e nas questões discursivas de autoria e sentidos, em Orlandi (2013). Para compor a estrutura proposta, a dissertação divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo, Condições de produção do discurso analisado, apresenta uma reflexão sobre a História da Educação com ênfase na Língua Portuguesa. No segundo capítulo, Cenário teórico-metodológico, temos as noções de sujeito, sentido e identidade, abordadas na teoria da AD, em sua relação com a ideologia e o interdiscurso. No terceiro capítulo, Descrição e discussão dos resultados, foi realizado um trabalho de análise dos blogs construídos no curso de formação, examinando-se as formas de subjetivação do sujeito-professor no processo da escrita de si, no ambiente virtual, e as implicações desses formatos na constituição da(s) identidade(s). Esperamos, portanto, com a presente pesquisa, lançar um olhar problematizador nos discursos que permeiam a utilização das TICs e a formação de professores.
ABSTRACT - This work has as main objective to discuss the virtualization process of writing itself in the collective blog, in the process of interaction, where we look into the same possible relationships that transcend the physical world, ie, they bring authorship marks in the constitution of identity of these various subjects, designed in a single subject in cyberspace. Presenting a study about the inclusion of new technologies from the linguistic materiality of the blogs created by Portuguese teachers from the Department of Education in Araçatuba, SP, with the class 204 from the Course "Better Management, Better Education," held in the second half of 2013. Studying the relations of teachers‘ identities who are the authors of blogs that differs in the construction of this collective subject, ie what authorship marks that stand out in this collective blog: the subject who has technological skills or that does not know how to work with technology? The theoretical basis will be tied to conceptions of French Discourse Analysis (DA), with notes on the analysis of pechetiana discourse, in Bakhtin's dialogism, in Levy‘s (2011) virtualization concept, in the constitution of the Foucaultian subject, in the relation to the language and the constitution of discursive subject in Coracini (2006) and in the discursive issues of authorship and senses, in Orlandi (2013). To compose the proposed structure, the dissertation is divided into three chapters. The first chapter, production conditions of the analysed discourse, reflects on the History of Education with emphasis on Portuguese language. In the second chapter, theoretical and methodological scenery, the notions of subject, meaning and identity, broached in the theory of AD in its relation to ideology and interdiscourse. In the third chapter, description and discussion of the results, which analyzes blogs built in the training course, were conducted by observing the forms of subjectivity of the subject-teacher in the writing process itself, in the virtual environment, and the implications of these formats in the constitution(s) of the subject‘s identity(ies). Through this paper, we hope to provide the reader with some resources to analyze critically the discourses which permeate both the communication and information technology and teacher training.
Palavras-chave: Professores - formação
Inclusão Digital
Ciberespaço
Professores de Português
Teachers, Training of
Digital Divide
Cyberspace
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2334
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabel Cristina Rissato dos Santos.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.