Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2327
Tipo: Dissertação
Título: As fotografias na exposição Glauce Rocha: os sentidos do acervo à exposição
Autor(es): Sogabe, Alexandre Prado
Primeiro orientador: Ghizzi, Eluiza Bortolotto
Abstract: A expansão quantitativa dos hábitos de fotografar e de ver imagens, impulsionados pela “revolução digital”, tem contribuído para o aumento da complexidade das representações e consequentemente dos signos. O uso de fotografias digitais em exposições audiovisuais é um fenômeno estimulado pela facilidade da produção de fotografias. Todavia, analisar todos os significados de uma exposição audiovisual é um trabalho muito extenso, o que justifica no caso dessa pesquisa que propõe analisar exposição audiovisual Glauce Rocha realizada no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS) a partir de outubro de 2012 a maio de 2013, fazer um recorte, que coloca o foco do estudo no aspecto das transformações de significados das fotografias da exposição audiovisual, se comparadas às usadas do acervo do MIS-MS. Para a análise parte-se do pressuposto de que a semiótica peirciana apresenta estratégias metodológicas para a leitura e análise dos processos empíricos de signos, e com base nesse referencial teórico-metodológica, foram desenvolvidos estudos com foco para a compreensão dos significados das fotografias a partir da teoria interpretantes de Peirce.
ABSTRACT - The quantitative expansion of the habits of shooting and viewing images, driven by the "digital revolution" has contributed to the increasing complexity of representations and hence the signs. The use of digital photographs in audiovisual exhibition is a phenomenon encouraged by the ease of production of photographs. However, analyzing all meanings of an audiovisual exhibition is a very extensive work, which justifies the case that this research aims to analyze audiovisual exhibition Glauce Roccha held at the Museum of Image and Sound of Mato Grosso do Sul (MS-MIS) from October 2012 to May 2013, make an indentation, which puts the focus on the aspect of the study of the transformations of meanings of photographs of audiovisual exposure, compared to those used in the collection of the MS-MIS. For the analysis we start from the assumption that Peirce's semiotics presents methodological strategies for reading and analysis of empirical processes of signs, and based on this theoretical and methodological framework, focusing studies were developed to understand the meanings of photographs from interpreting Peirce's theory.
Palavras-chave: Semiótica
Fotografia
Fotografia - exposição
Semiotics
Photography
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2327
Data do documento: 2014
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