Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSogabe, Alexandre Prado-
dc.date.accessioned2015-06-15T19:27:39Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2327-
dc.description.abstractA expansão quantitativa dos hábitos de fotografar e de ver imagens, impulsionados pela “revolução digital”, tem contribuído para o aumento da complexidade das representações e consequentemente dos signos. O uso de fotografias digitais em exposições audiovisuais é um fenômeno estimulado pela facilidade da produção de fotografias. Todavia, analisar todos os significados de uma exposição audiovisual é um trabalho muito extenso, o que justifica no caso dessa pesquisa que propõe analisar exposição audiovisual Glauce Rocha realizada no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS) a partir de outubro de 2012 a maio de 2013, fazer um recorte, que coloca o foco do estudo no aspecto das transformações de significados das fotografias da exposição audiovisual, se comparadas às usadas do acervo do MIS-MS. Para a análise parte-se do pressuposto de que a semiótica peirciana apresenta estratégias metodológicas para a leitura e análise dos processos empíricos de signos, e com base nesse referencial teórico-metodológica, foram desenvolvidos estudos com foco para a compreensão dos significados das fotografias a partir da teoria interpretantes de Peirce.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The quantitative expansion of the habits of shooting and viewing images, driven by the "digital revolution" has contributed to the increasing complexity of representations and hence the signs. The use of digital photographs in audiovisual exhibition is a phenomenon encouraged by the ease of production of photographs. However, analyzing all meanings of an audiovisual exhibition is a very extensive work, which justifies the case that this research aims to analyze audiovisual exhibition Glauce Roccha held at the Museum of Image and Sound of Mato Grosso do Sul (MS-MIS) from October 2012 to May 2013, make an indentation, which puts the focus on the aspect of the study of the transformations of meanings of photographs of audiovisual exposure, compared to those used in the collection of the MS-MIS. For the analysis we start from the assumption that Peirce's semiotics presents methodological strategies for reading and analysis of empirical processes of signs, and based on this theoretical and methodological framework, focusing studies were developed to understand the meanings of photographs from interpreting Peirce's theory.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFotografia - exposiçãopt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.titleAs fotografias na exposição Glauce Rocha: os sentidos do acervo à exposiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ghizzi, Eluiza Bortolotto-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Prado Sogabe.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.