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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2280
Tipo: | Tese |
Título: | Implantação e organização do curso ginasial no sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942) |
Autor(es): | Oliveira, Stella Sanches de |
Primeiro orientador: | Pessanha, Eurize Caldas Veiga, Cynthia Greive |
Abstract: | A partir do final do século XIX, o estado de Mato Grosso se inseria em um projeto de
modernização baseado em um ideário enaltecedor da civilização, da modernidade, do
progresso e da educação, dando início a um desenvolvimento urbano traduzido em melhorias
em várias áreas da sociedade. Na porção sul do estado, a luta por autonomia em relação à
preponderância do norte, concentrador de maior parte dos investimentos na educação e outros
setores, avançava em novas possibilidades propiciadas na economia corumbaense e
expectativas geradas pela ferrovia em solo campo-grandense. Nesse contexto, inscreve-se o
objeto de pesquisa, a saber, o curso ginasial, primeiro ciclo dos estudos secundários,
caracterizado pela exclusividade de acesso ao curso superior, exames de admissão, seriação
de pelo menos cinco anos, currículo baseado no conjunto de disciplinas escolares específicas
para os estudos secundários, programas e metodologias, obrigatoriedade e equiparação ao
Colégio Pedro II. Busca-se resposta para o questionamento: como se deu a implantação do
curso ginasial no Sul de Mato Grosso e quais finalidades lhe eram atribuídas? Com objetivo
de investigar a implantação e a organização dos cursos ginasiais, especificamente nas cidades
de Corumbá e de Campo Grande, entre 1917 e 1942, tomou-se como fontes de pesquisa
documentos oficiais e aqueles produzidos na escola. Foram selecionados documentos de
acervos de escolas de Corumbá e Campo Grande, do Center for Research Libraries, do
Arquivo Público de Mato Grosso e do Instituto Memória do Poder Legislativo, dentre os
quais Mensagens de presidentes de estado, Regimentos escolares, Relatórios de inspeção
prévia e permanente, Atas das provas parciais e atas de exame de admissão, Relatos das
visitas de inspetores federais, Crônicas da congregação salesiana. À guisa de conclusões, é
possível falar de uma cultura escolar do curso ginasial no Sul de Mato Grosso expressada na
organização dos espaços, tempos, conhecimentos e sujeitos escolares. A investigação permite
identificar a inculcação do comportamento cultivado, e nesse sentido, o pudor, a moral, a
vergonha, a gentileza deviam transformar o jovem em exemplo para sociedade. Assim como,
noções de civilidade, higienismo, sanitarismo e urbanidade interiorizadas pela sociedade se
estabeleceram em códigos de postura próprios da cidade e da modernidade. O estabelecimento
do curso ginasial respondeu ao propósito nacional de consolidar uma cultura cívica de
identificação aos ideais republicanos, por meio do enaltecimento de personalidades históricas
e do estabelecimento de marcos e datas, além de preparar o jovem para as fileiras
profissionais nos setores político e público e profissões liberais. Festas, cultos e desfiles
cívicos foram recursos utilizados para construir na juventude sul-mato-grossense a
representação da pátria, do civismo, do cidadão útil à nação. Essa instrumentação simbólica
de elementos patrióticos, nacionalistas e republicanos qualificou a cultura escolar do curso
ginasial. ABSTRACT - From the end of the nineteenth century, the state of Mato Grosso was inserted in a modernization project based on uplifting ideals of civilization, modernity, progress and education. Thus promoting urban development and improvements in various areas of society. The southern portion of the state struggled for independence from the dominance of the northern area, concentrator of most investments in education and other sectors. New possibilities emerged for the southern area through the expansion of the economy in the city of Corumbá and the railroad in Campo Grande. Enrolled in this scenario was the development of the former high school. Within this context, the research aims at the former high school, established as the first cycle of secondary education characterized by exclusivity for university admissions, entrance exams, grading of at least five years, curriculum-based set of specific school subjects for secondary education, programs and methodologies, and the obligation to equate the Ginasium “Colégio Pedro II”. The research seeks to answer to the question: how was the implementation of the former high school in southern Mato Grosso and for which purposes? Aiming to investigate the implementation and organization of the former high school, specifically in the cities of Corumbá and Campo Grande, between 1917 and 1942, the research examined old official school documents from the holdings of schools, the Center for Research Libraries, the Public Archives of Mato Grosso and the Memory Office of the Legislative Power. Among the documents examined where messages of presidents of state, school regiments, inspection reports, memorandums of entrance examinations, reports of visits by federal inspectors and chronicles of the salesian congregation. The conclusions point out the existence of a school culture for the secondary school in the south of Mato Grosso expressed in the organization of space, time, knowledge and school subjects. The investigation identified the imposition of a cultivated behavior, with qualities such as modesty, morality, shame, kindness, seeking to transform the youngster as an example for the society. Therefore, notions of civility, hygiene, sanitation, and urbanity were internalized by the society, establishing themselves in the behavior codes of the city and modernity. The establishment of the former high school answered to the purpose of consolidating a national civic culture, promoting the identification to the republican ideals through the study of historical personalities and the setting of milestones and dates, thus preparing the youngster to the professional ranks in the political and public sectors and liberal professions. The school culture of the former high school strived with the ideals of civility, the South Mato Grosso youngster raised to be a useful citizen of the nation, using as instruments patriotic, nationalist and republican symbolic elements, such as parties, church meetings and civic parades. RÉSUMÉ - Depuis la fin du XIXe siècle, l'État de Mato Grosso (Brésil) a été inséré dans un projet de modernisation fondé sur un idéal édifiante de la civilisation, la modernité, le progrès et l'éducation lançant un développement urbain traduit par des améliorations, dans de différents domaines de la société. Dans le sud de l'État, la lutte pour l'autonomie de la domination du nord centralisateur de la plupart des investissements dans l'éducation et d'autres secteurs, avançait de nouvelles possibilités offertes dans l'économie de Corumbá et des attentes produites par le chemin de fer instalé à Campo Grande. Dans ce contexte, s’inscrit l’objet de recherche à savoir, le premier cycle de l'enseignement secondaire, appelé gymnase, caractérisé par l'exclusivité d’entrée dans l’université, les examens d'admission, la période des études d'au moins cinq ans, l’ensemble des disciplines scolaires spécifiques fondé sur le curriculum d'enseignement secondaire, les programmes et les méthodes, l'enseignement obligatoire et la comparaison au Colégio Pedro II. Nous cherchons à répondre à la question: comment a été la mise en oeuvre de l’enseignement secondaire dans le sud du Mato Grosso et quelles étaient ses finalités? Visant à étudier la mise en oeuvre et l'organisation l’enseignement secondaire, en particulier dans les villes de Corumbá et Campo Grande, entre 1917 et 1942, nous avons pris comme sources de recherche des documents officiels et ceux produits dans les écoles. Nous avons sélectionné des documents historiques dans les archives scolaires de Corumbá et Campo Grande, le Centre for Research Libraries, l’Archive publique de Mato Grosso et l’Institut mémoire du pouvoir législatif, parmi lesquels les Messages de présidents d'État, les Régiments de l'école, les Rapports de l’inspection préliminaire et permanente, les Récits des examens partiels et des examens d’admission, les Rapports de visites des inspecteurs, les Chroniques de la congrégation salésienne. En guise de conclusion c’est possible parler d’une culture scolaire de l’enseignement secondaire dans le sud de Mato Grosso exprimée dans l’organisation des espaces, des temps, des connaissances et des sujets scolaires. La recherche permet identifier l’inculcation du comportement cultivé et, dans ce sens la pudeur, la morale, la honte, la gentillesse devaient transformer le jeune en exemple pour la société. Ainsi que, des notions de civilité, d’hygiénisme, d'assainissement, et d'urbanisme intériorisées par la société se sont établies dans des codes propres de la ville et de la modernité. L’organisation de l’enseignement secondaire a répondu le but national de consolider une culture d’identification aux idéaux républicains à travers l’élévation de personnalités historiques et de définition des dates historiques ainsi que de préparer les jeunes aux filières professionnelles dans les secteurs politique et publique et professions libérales. Des fêtes, des cultes et des défilés civiques ont été des ressources utilisées pour construire à la jeunesse du Sud de Mato Grosso la représentation de la patrie, du civisme, du citoyen utile à la nation. Ces outils symboliques des éléments patriotiques, nationalistes ont qualifié la culture scolaire de l’enseignement secondaire. |
Palavras-chave: | Ensino Secundário - Mato Grosso do Sul Estudantes do Ensino Secundário Ambiente Escolar Education, Secondary - Mato Grosso do Sul High School Students School Environment |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2280 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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