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Tipo: Tese
Título: A desistência da carreira do magistério no município de campo grande/ms: discursos e outras práticas de si
Autor(es): Sinésio, Luis Eduardo Moraes
Primeiro orientador: Osório, Antônio Carlos do Nascimento
Abstract: Esta tese de doutorado na área de educação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, à Linha de Pesquisa Educação e Trabalho e ao Grupo de Estudos e Investigações Acadêmicas nos Referenciais Foucaultianos. Por meio de alguns pressupostos teórico-metodológicos de Michel Foucault, realizaram-se leituras dos discursos. Consiste em identificar e descrever o conjunto de enunciados sobre os discursos da carreira do magistério dos professores desistentes no momento da posse do concurso público de provas e títulos realizados pelo município de Campo Grande, MS, de 2005 a 2010, e suas correlações com as políticas de educação brasileira. Destaca-se ainda que a produção de verdades desses discursos não é um fenômeno isolado, sempre se dá em rede e explicita aspectos das estratégias e táticas de controle dos saberes expressos. Como procedimento metodológico e para atender aos objetivos do estudo, como ferramentas da pesquisa, estabeleceram-se alguns critérios para a seleção dos 15 sujeitos entrevistados (professores nomeados por concurso público do magistério, mas que não tomaram posse, e aqueles que tomaram posse – prazo de 60 dias – e solicitaram a sua exoneração do cargo). As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e posteriormente transcritas. Como forma de análise das falas (discursos) e dos documentos das políticas educacionais relacionadas, utilizaram-se os princípios da arqueogenealogia de Foucault e os seus conceitos de discurso extraídos de sua base epistemológica: elementos internos e externos de controle do discurso - a facção, rarefação, exclusão e interdição - e os processos disciplinares segundo Foucault. Ainda nas análises das entrevistas, os princípios de método: princípio da descontinuidade, da especificidade, da regularidade e da exterioridade. Constatou-se um campo discursivo complexo que legitimou poderes e saberes enunciativos sobre sujeitos-objetos e mostrou como os discursos históricos da carreira do magistério (conjunto de enunciados) evidenciaram mecanismos de formação de subjetividades. Observou-se, para cada sujeito, um discurso, e para cada objeto, uma correlação de forças no cuidado de si e dos outros, evidenciando discursos carregados de sínteses pré-estabelecidas, segmentadas na emergência de saberes verdadeiros. Nesse sentido, os discursos da desistência da carreira do magistério por meio do concurso do município são determinados pelas práticas culturais e dos sujeitos a partir do conceito grego do cuidado de si, explicitando um campo de subjetividades aliadas às relações de normalização e controle discursivas.
ABSTRACT - This is a doctoral thesis in the area of education, linked to the Postgraduate Education (PPGEDU) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, in the Line of Research Education and Labor and linked to the Group of Studies and Research in Academic Benchmarks Program Foucault (GEIARF). Through some theoretical and methodological assumptions of Michel Foucault, we performed readings of the speeches. This thesis aims to identify and describe the set of statements about the speeches of dropouts teachers of the teaching career, when held by the public entrance examination and securities held by the city of Campo Grande-MS, in the meantime from 2005 to 2010, and their correlations with the policies of Brazilian education. We also point out that the production of truths these discourses is not an isolated phenomenon, it always gives networking and explains aspects of the strategies and tactics of control of knowledge expressed. As a methodological procedure and in order to meet the objectives of the study we have established some criteria for the final selection of the 15 interviewees (teachers who were appointed through the public tender of teaching and not held or those taking possession - 60 days and requested his removal from office). As a way of analyzing speech and documents related educational policies, we use the principles of arqueogenealogia Foucault and his concepts extracted speech of its epistemological base: internal and external control elements of speech: faction, thinning, exclusion, interdiction; and disciplinary procedures according to Foucault. And we still use in the analysis of the interviews the principles of method: The principle of discontinuity, specificity, regularity, and externality. We found a complex discursive field that legitimized enunciative powers and knowledge about subject-objects showing how historical discourses of the teaching career (set of statements) revealed mechanisms of formation of subjectivities. We also note then that for each subject a speech, for each object a correlation of forces in the care of self and others, showing lectures loaded pre-set synthesis, segmented in the emergence of true knowledge. In this sense, we identify that the speeches of the withdrawal of the teaching career are determined by cultural practices and subjects from the Greek concept of self-care, highlighting a field of allied relations standardization subjectivities and discursive control.
Palavras-chave: Professores
Trabalho
Análise do Discurso
Teachers
Labor
Work
Discourse Analysis
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2278
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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