Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2276
Tipo: | Dissertação |
Título: | A inserção de critérios privados na política de gestão do sistema de ensino no Estado de Mato Grosso do Sul (2007-2013) |
Autor(es): | Alves, Andrêssa Gomes de Rezende |
Primeiro orientador: | Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola |
Abstract: | Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa: História, Políticas e Educação do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Integra a
pesquisa Política e Educação na primeira década do século XXI: a intersecção das ações do
governo central com as dos governos sul-mato-grossenses, financiada pela Fundação de
Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do
Sul (FUNDECT) e CNPQ. Tem como objeto a gestão do sistema de ensino do Estado de
Mato Grosso do Sul quando a proposta “Educação para o Sucesso” foi o eixo central da
política educacional, no mandato de André Puccinelli no período de 2007 a 2013. O objetivo
central do estudo é o de analisar como se configuram as relações entre o público e o privado
no âmbito das políticas educacionais de gestão do sistema de ensino materializadas pela
SED/MS. Parte-se do pressuposto de que as políticas públicas sofrem múltiplas determinações
de ordem estrutural presentes na organização da sociedade capitalista. Assim, a pesquisa
buscou situar a política educacional do Estado de Mato Grosso do Sul dentro do movimento
do capital e de suas múltiplas relações e determinações. A hipótese investigada foi a de que a
atual gestão governamental tomou como ponto central para a política de gestão do sistema, a
concepção alicerçada na Pedagogia do Sucesso que está embasada na meritocracia e defende a
capacidade de o aluno aprender e vencer sempre de forma individualizada. Essa concepção
guarda estreitas relações com a perspectiva da Qualidade Total, ou pelo menos deita suas
raízes nesse paradigma de administração. O estudo utilizou como fontes a legislação em
âmbito nacional e estadual, documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação e
disponibilizados em seu sítio eletrônico, bem como pesquisa dos manuais publicitários
veiculados pela SED/MS, ou seja, os materiais divulgados na imprensa, principalmente por
meio da televisão. Constatamos a substituição da gestão democrática por outra lógica de
gestão pautada por objetivos em escala organizacional com vistas à Qualidade Total da
educação. Esse conceito sustenta o planejamento da gestão escolar em busca de resultados de
eficiência e eficácia da educação. Assim, o sistema de ensino, de modo especial, a Secretaria
de Estado de Educação buscou se adequar ao modelo gerencial, que tem como base o
princípio da eficiência, com ênfase nos resultados, mediante a operacionalização da proposta
“Educação para o Sucesso”. Tal proposta alterou, por exemplo, os processos para o
provimento de cargo de diretor da escola, à medida que institui sistemas avaliativos por meio
de certificação ocupacional como instrumento de meritocracia e competição para a função de
diretor das escolas estaduais. ABSTRACT - The essay, hereafter described, is placed in the research field of History, Politics and Education of the Education Master program of the Federal University of Mato Grosso do Sul. It embraces the Politics and Education research of the first decade of the twenty-first century: the intersection of the central government‟s and the sul-mato-grossense government‟s actions, funded by the Support to Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul state (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul, FUNDECT) and the National Counsel of Technological and Scientific Development (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq). The object of study of this research is the education system administration of the state of Mato Grosso do Sul when the “Educação para o Sucesso” (Educating for Success) proposal was the main educational policy in André Puccinelli‟s term of office, from 2007 to 2013. The main analysis dwells upon the configuration of public and private educational policies of the educational system administration, reified by SED/MS. The public policies suffers numerous structural determinations in the capitalist society organization, this research aimed to locate the educational policy of the state within the capital movement and its many relations and determinations. The studied hypothesis was that the administration in effect had taken, as main point of the system management policy, the concept grounded in Success Pedagogy, which is based in meritocracy and defends the student‟s ability to learn and win always in an individual way. The referred concept is closely related to the perspective of the Total Quality, or, at least, lays its roots in this paradigm. The present study used, as sources, the Nation and State laws, Education State Secretary‟s documents available in its site and SED/MS publicity, the materials published in press, mainly television. The replacement of the democratic administration by another one guided by intentions in an organizational scale, aiming Total Quality of education, was detected. This particular concept bases the planning of the educational management in a search of effectiveness of education. Therefore, the Education Secretary of the State intended to suit itself to the managing model that has, as basis, the principle of efficiency, especially the results, in front of the “Education for Success” proposal. Such a proposal has altered, for instance, the procedures to the school director post‟s designation, as it creates evaluate systems founded in occupational warrants, as meritocracy and competition instruments in the director position in schools. RESUMEN - Esta investigación se inserta en la Línea de Investigación: Historia, Políticas y Educación del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul. Integra la investigación Política y Educación en la primera década del siglo XXI: la intersección de las acciones del gobierno central con las de los gobiernos sur matogrosenses, financiada por la Fundación de Apoyo al Desarrollo de la Enseñanza, Ciencia y Tecnología del Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) y CNPQ. Tiene como objeto la gestión del sistema de educación del Estado de Mato Grosso do Sul, en el cual la propuesta “Educación para el Éxito” fue el eje central de la política educacional, en el mandato de André Puccinelli en el periodo de 2007 a 2013. El objetivo central del estudio es analizar cómo se alinean las relaciones entre el público y el privado en el ámbito de las políticas educacionales de la gestión del sistema educacional materializadas por la SED/MS. Se inicia con la presuposición que las políticas públicas sufren múltiples determinaciones del orden estructural presentes en la organización de la sociedad capitalista. Así que, la investigación buscó situar la política educacional del Estado de Mato Grosso do Sul dentro del movimiento del capital y de sus múltiples relaciones y determinaciones. La hipótesis investigada fue la de que la actual gestión gubernamental tomó como punto central para la política de gestión del sistema, la concepción basada en la Pedagogía del Éxito que se fundamenta en la meritocracia y defiende la capacidad que tiene el alumno de aprender y vencer siempre de forma individualizada. Esa concepción mantiene estrechas relaciones con la perspectiva de la Cualidad Total, o por lo menos lanza sus raíces en ese paradigma de administración. El estudio utilizó como fuentes la legislación en ámbito nacional y estatal, documentos producidos por la Secretaria de Estado de Educación y disponibles en su sitio electrónico, así como de los manuales publicitarios divulgados por la SED/MS, o sea, los materiales divulgados en la prensa, principalmente por la televisión. Constatamos la sustitución de la gestión democrática por otra lógica de gestión pautada por objetivos en escala organizacional con vistas a la Cualidad Total de la educación. Ese concepto sostiene el planeamiento de la gestión escolar en búsqueda de resultados de eficiencia y eficacia de la educación. Así, el sistema de enseñanza y de modo especial la Secretaria de Estado de Educación buscó adecuarse al modelo gerencial, que tiene como base el principio de la eficiencia, con énfasis en los resultados, mediante la operacionalización de la propuesta “Educación para el Éxito”. Tal propuesta alteró, por ejemplo, los procesos para la provisión de cargo de director de la escuela, a la medida que instituye sistemas de evaluación por medio de certificación ocupacional como instrumento de meritocracia y competencia para la función de director de las escuelas estatales. |
Palavras-chave: | Educação e Estado Sistemas de Ensino - Mato Grosso do Sul Política Pública Education and State Instructional Systems - Mato Grosso do Sul Public Policy |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2276 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrêssa Gomes De Rezende Alves.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.