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dc.creatorAlves, Andrêssa Gomes de Rezende-
dc.date.accessioned2015-05-12T20:04:56Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2276-
dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa: História, Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Integra a pesquisa Política e Educação na primeira década do século XXI: a intersecção das ações do governo central com as dos governos sul-mato-grossenses, financiada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e CNPQ. Tem como objeto a gestão do sistema de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul quando a proposta “Educação para o Sucesso” foi o eixo central da política educacional, no mandato de André Puccinelli no período de 2007 a 2013. O objetivo central do estudo é o de analisar como se configuram as relações entre o público e o privado no âmbito das políticas educacionais de gestão do sistema de ensino materializadas pela SED/MS. Parte-se do pressuposto de que as políticas públicas sofrem múltiplas determinações de ordem estrutural presentes na organização da sociedade capitalista. Assim, a pesquisa buscou situar a política educacional do Estado de Mato Grosso do Sul dentro do movimento do capital e de suas múltiplas relações e determinações. A hipótese investigada foi a de que a atual gestão governamental tomou como ponto central para a política de gestão do sistema, a concepção alicerçada na Pedagogia do Sucesso que está embasada na meritocracia e defende a capacidade de o aluno aprender e vencer sempre de forma individualizada. Essa concepção guarda estreitas relações com a perspectiva da Qualidade Total, ou pelo menos deita suas raízes nesse paradigma de administração. O estudo utilizou como fontes a legislação em âmbito nacional e estadual, documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação e disponibilizados em seu sítio eletrônico, bem como pesquisa dos manuais publicitários veiculados pela SED/MS, ou seja, os materiais divulgados na imprensa, principalmente por meio da televisão. Constatamos a substituição da gestão democrática por outra lógica de gestão pautada por objetivos em escala organizacional com vistas à Qualidade Total da educação. Esse conceito sustenta o planejamento da gestão escolar em busca de resultados de eficiência e eficácia da educação. Assim, o sistema de ensino, de modo especial, a Secretaria de Estado de Educação buscou se adequar ao modelo gerencial, que tem como base o princípio da eficiência, com ênfase nos resultados, mediante a operacionalização da proposta “Educação para o Sucesso”. Tal proposta alterou, por exemplo, os processos para o provimento de cargo de diretor da escola, à medida que institui sistemas avaliativos por meio de certificação ocupacional como instrumento de meritocracia e competição para a função de diretor das escolas estaduais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The essay, hereafter described, is placed in the research field of History, Politics and Education of the Education Master program of the Federal University of Mato Grosso do Sul. It embraces the Politics and Education research of the first decade of the twenty-first century: the intersection of the central government‟s and the sul-mato-grossense government‟s actions, funded by the Support to Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul state (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul, FUNDECT) and the National Counsel of Technological and Scientific Development (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq). The object of study of this research is the education system administration of the state of Mato Grosso do Sul when the “Educação para o Sucesso” (Educating for Success) proposal was the main educational policy in André Puccinelli‟s term of office, from 2007 to 2013. The main analysis dwells upon the configuration of public and private educational policies of the educational system administration, reified by SED/MS. The public policies suffers numerous structural determinations in the capitalist society organization, this research aimed to locate the educational policy of the state within the capital movement and its many relations and determinations. The studied hypothesis was that the administration in effect had taken, as main point of the system management policy, the concept grounded in Success Pedagogy, which is based in meritocracy and defends the student‟s ability to learn and win always in an individual way. The referred concept is closely related to the perspective of the Total Quality, or, at least, lays its roots in this paradigm. The present study used, as sources, the Nation and State laws, Education State Secretary‟s documents available in its site and SED/MS publicity, the materials published in press, mainly television. The replacement of the democratic administration by another one guided by intentions in an organizational scale, aiming Total Quality of education, was detected. This particular concept bases the planning of the educational management in a search of effectiveness of education. Therefore, the Education Secretary of the State intended to suit itself to the managing model that has, as basis, the principle of efficiency, especially the results, in front of the “Education for Success” proposal. Such a proposal has altered, for instance, the procedures to the school director post‟s designation, as it creates evaluate systems founded in occupational warrants, as meritocracy and competition instruments in the director position in schools.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN - Esta investigación se inserta en la Línea de Investigación: Historia, Políticas y Educación del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul. Integra la investigación Política y Educación en la primera década del siglo XXI: la intersección de las acciones del gobierno central con las de los gobiernos sur matogrosenses, financiada por la Fundación de Apoyo al Desarrollo de la Enseñanza, Ciencia y Tecnología del Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) y CNPQ. Tiene como objeto la gestión del sistema de educación del Estado de Mato Grosso do Sul, en el cual la propuesta “Educación para el Éxito” fue el eje central de la política educacional, en el mandato de André Puccinelli en el periodo de 2007 a 2013. El objetivo central del estudio es analizar cómo se alinean las relaciones entre el público y el privado en el ámbito de las políticas educacionales de la gestión del sistema educacional materializadas por la SED/MS. Se inicia con la presuposición que las políticas públicas sufren múltiples determinaciones del orden estructural presentes en la organización de la sociedad capitalista. Así que, la investigación buscó situar la política educacional del Estado de Mato Grosso do Sul dentro del movimiento del capital y de sus múltiples relaciones y determinaciones. La hipótesis investigada fue la de que la actual gestión gubernamental tomó como punto central para la política de gestión del sistema, la concepción basada en la Pedagogía del Éxito que se fundamenta en la meritocracia y defiende la capacidad que tiene el alumno de aprender y vencer siempre de forma individualizada. Esa concepción mantiene estrechas relaciones con la perspectiva de la Cualidad Total, o por lo menos lanza sus raíces en ese paradigma de administración. El estudio utilizó como fuentes la legislación en ámbito nacional y estatal, documentos producidos por la Secretaria de Estado de Educación y disponibles en su sitio electrónico, así como de los manuales publicitarios divulgados por la SED/MS, o sea, los materiales divulgados en la prensa, principalmente por la televisión. Constatamos la sustitución de la gestión democrática por otra lógica de gestión pautada por objetivos en escala organizacional con vistas a la Cualidad Total de la educación. Ese concepto sostiene el planeamiento de la gestión escolar en búsqueda de resultados de eficiencia y eficacia de la educación. Así, el sistema de enseñanza y de modo especial la Secretaria de Estado de Educación buscó adecuarse al modelo gerencial, que tiene como base el principio de la eficiencia, con énfasis en los resultados, mediante la operacionalización de la propuesta “Educación para el Éxito”. Tal propuesta alteró, por ejemplo, los procesos para la provisión de cargo de director de la escuela, a la medida que instituye sistemas de evaluación por medio de certificación ocupacional como instrumento de meritocracia y competencia para la función de director de las escuelas estatales.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectSistemas de Ensino - Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectEducation and Statept_BR
dc.subjectInstructional Systems - Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.titleA inserção de critérios privados na política de gestão do sistema de ensino no Estado de Mato Grosso do Sul (2007-2013)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola-
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