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Tipo: Dissertação
Título: Jogos e brincadeiras na ação do professor de Educação Física: uma leitura fenomenológica dos contextos de aprendizagem
Autor(es): Amaral, Kelly Cebelia das Chagas do
Primeiro orientador: Rojas, Jucimara Silva
Abstract: Este trabalho apresenta uma leitura em Fenomenologia abordando questões referentes à ação do professor de Educação Física com os contextos de aprendizagem em jogos e brincadeiras. Busca descrever e interpretar qual o lugar que as atividades lúdicas estão ocupando na ação docente desse professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem na Fenomenologia. Para este trabalho foram considerados autores como: Merleau-Ponty (2006), Bicudo (2000), Kishimoto (2009), Huizinga (2000), Rojas (2009), entre outros. Foram usados dois lócus de investigação, em duas cidades distintas, uma delas, na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, e também escolas de ensino privado da cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul. Os sujeitos desta pesquisa são sete professores licenciados na área de Educação Física que têm, no mínimo, quatro anos de atuação profissional. Como recomenda o método fenomenológico, pedimos a esses sujeitos que escrevessem um depoimento a partir da seguinte intencionalidade: Como é sua ação como professor de Educação Física com jogos e brincadeiras para o contexto de aprendizagem? Ao final da pesquisa, encontramos características lúdicas na ação de todos os sujeitos participantes, os quais acreditam que os jogos e brincadeiras são formas de abordagens importantes e necessárias para motivar e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, principalmente na educação de crianças. Eles também reconhecem a importância de seu papel profissional neste fazer docente, o que contribui para uma busca contínua do saber, refletindo assim, na prática pedagógica individual.
ABSTRACT - This article is about phenomenology with an approach in questions refering to the action of the physical education teacher with the contexts of learning by using games and entertainment. It searches for description and understanding in which places the ludacris actions are present in the ways of teaching. This qualitative research has an approach in Phenomenology considering some names like: Merleau –Ponty (2006), Bicudo (2000), Kishimoto (2009), Huizinga (2000), Rojas (2009), among others. Two places were used in investigating, one of this cities was Rio Branco the capital of Acre and some private schools in Campo Grande, in the state of Mato Grosso do Sul, in the total of seven professors. The people involved in this research, were professionals graduated in Physical Education who had at least four years of professional teaching. As the phenomenology method suggests , we asked for this professionals to describe a report like this : How is your deed like a physical Education professional using games and plays in the learning context ? By the end of the research we could find ludacris characteriscs among the actions of all the participants who believed that games and playful ways are important and necessary ways to help and motivate in the learning and teaching process, mainly in relation to children´s education. They also recognize the role of the teacher in this important process.
Palavras-chave: Professores de Educação Física
Jogos Educativos
Brincadeiras
Fenomenologia
Physical Education Teachers
Educational Games
Play
Phenomenology
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2274
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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