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Tipo: Dissertação
Título: Implantação e consolidação da Escola Normal no sul de Mato Grosso: Escola Normal Jango de Castro, Aquidauana (1949-1975)
Autor(es): Carvalho, Luciana Belissimo de
Primeiro orientador: Brito, Silvia Helena Andrade de
Abstract: O estudo integra a Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo se pauta em compreender como se deram as iniciativas acerca do processo de implantação e consolidação da Escola Normal no Sul do Estado de Mato Grosso, em particular, os móveis determinantes da criação e consolidação da Escola Normal Jango de Castro, na cidade de Aquidauana/MT, no período que se estende de 1949 a 1975. Desta forma, a investigação centra-se no entendimento do processo histórico que culminou na institucionalização da Escola Normal no Sul do Estado. A pesquisa se concretiza pela análise de fontes primárias, entre as quais, a legislação (leis, decretos, mensagens, relatórios) produzida acerca da escola normal e os arquivos escolares (livros de atas, livros de matrículas, livros pontos, entre outros) pertencentes à referida instituição, bem como o recurso metodológico de entrevistas semiestruturadas direcionadas aos ex-dirigentes, ex-alunos e ex-professores da Escola Normal Jango de Castro. Consideram-se neste processo, por sua vez, as múltiplas determinações da realidade histórico-social aqui analisada. Para tanto, recorre-se ao arcabouço teórico de Karl Marx e à literatura relativa à área. Tal abordagem pressupõe o rompimento com estudos meramente descritivos, narrativos e/ou superficiais acerca da historiografia da instituição estudada. A partir da análise e interpretação dos dados, conclui-se que o processo de implantação da Escola Normal na região sul do Estado se vinculou a um contexto mais amplo, ou seja, às diversas transformações de caráter econômico, político e social encetadas, no referido recorte, tanto no nível macro quanto no singular. Os resultados indicaram que a referida instituição, dada a realidade histórico-social, com a qual estabeleceu múltiplas mediações, acompanhou o desenvolvimento das relações sociais da sociedade capitalista. Enfim, configurou-se em moldes permeados de características próprias com relação ao corpo docente, o perfil dos discentes e sua condição de classe. Enfim, a trajetória da Escola Normal Jango de Castro fora marcada pela precariedade do espaço físico, escassez de professores com formação na área, uma vez que tal modalidade de ensino, em sua oferta, contou com a participação de professores leigos, os quais se desdobravam no exercício de dois ou mais ofícios, assim traços de ordem e de controle foram localizados no arquivo escolar cuja finalidade precípua residia em amenizar as consequências dessa realidade um tanto precária.
ABSTRACT - The study integrates the Research Line History, Politics and Education, the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul, whose goal is guided in understanding how the initiatives have on the process of implementation and consolidation of the School Normal in the southern state of Mato Grosso, in particular, the determinants of the mobile creation and consolidation of the Normal School Jango Castro, in the city of Aquidauna/MT in the period extending from 1949 to 1975. Accordingly, the research focuses the understanding of the historical process which culminated in the institutionalization of the Normal School in the southern state. The study is realized by analyzing primary sources pertaining, among which, the legislation (laws, decrees, messages, reports) written about the normal school and school archives (books in minutes, books, files, books points, etc.) that institution as well as the methodological feature of semistructured interviews directed at former leaders, alumni and former teachers of the Normal School Jango Castro. Are considered in this process, in turn, the multiple determinations of historical-social reality analyzed here. To this end, we resort to the theoretical framework of Karl Marx and the literature on the area. Such an approach presupposes a break with merely descriptive, narrative and/or superficial about the historiography of the studied institution studies. From the analysis and interpretation of data, it is concluded that the process of implementation of the Normal School in the southern region of the state was linked to a broader context, the various transformations of economic, political, and social begun, in that clipping, both at the macro level as in singular. The results indicated that the Parliament, given the historical and social reality, with which you have multiple mediations, followed the development of the social relations of capitalist society. Anyway, set in molds permeated own characteristics with respect to faculty, students and the profile of their class condition. Finally, the trajectory of the Normal School Jango Castro marked out by the precariousness of physical space, shortage of trained teachers in the area, since this type of education, in its bid, with the participation of lay teachers, which unfolded in year two or more offices, so traces of order and control were found in the school file whose sole purpose resided in mitigating the consequences of this reality somewhat precarious.
Palavras-chave: Educação - História
Ensino Normal - Aquidauana (MS)
Teachers Colleges - Aquidauana (MS)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2271
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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