Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2270
Tipo: | Dissertação |
Título: | A prática da pesquisa como instrumento pedagógico no ensino fundamental (anos finais) e médio: o que mostram as produções acadêmicas no Brasil (2004 - 2011)? |
Autor(es): | Fernandes, Christiane Caetano Martins |
Primeiro orientador: | Osório, Alda Maria do Nascimento |
Abstract: | Trata-se o presente estudo de pesquisa bibliográfica e documental. Caracterizada como ‘Estado do Conhecimento’, teve como objetivo central mapear teses de doutorado e dissertações de mestrado nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil que abordaram a prática da pesquisa como instrumento pedagógico nos anos finais do Ensino Fundamental e no nível Médio, entre os anos de 2004 a 2011, nas bases de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal Domínio Público (PDP). Por meio do mapeamento, identificamos, conhecemos e analisamos as concepções e as abordagens adotadas pelos professores sobre tal prática. O corpus para análise foi composto por 31 trabalhos, sendo 30 dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Utilizamos uma abordagem qualitativa, fundamentada na concepção crítico-dialética. Após o levantamento das dissertações e tese, respondemos algumas questões que nos conduziram a um avanço no conhecimento que vem sendo produzido sobre a temática escolhida em âmbito acadêmico. Constatamos, assim, que: além de a maioria dos textos ser no âmbito do mestrado, o ano de 2005 foi o que apresentou o maior número de trabalhos; a maioria das produções direcionou-se para o Ensino Médio e concentrou-se na Região Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul – no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática; houve o predomínio dos estudos na área das ciências exatas. Além dessas informações, por meio da técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977), concluímos que a prática da pesquisa nas produções acadêmicas, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, apresentou-se como um instrumento para romper com o modelo de ensino tradicional, com o professor como transmissor de conhecimentos, tendo em vista que não atende mais às necessidades da atual sociedade dinâmica e globalizada. Exige-se um novo tipo de formação em que o aluno – ao invés de sujeito passivo – torna-se ativo, com capacidade de construir o seu próprio conhecimento no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a prática da pesquisa nos estudos analisados não mais privilegia as estratégias de ensino e os recursos didáticos tradicionais – considerados centrados no docente – mas outros que levam o educando a aprender a aprender, como o construtivismo piagetiano. ABSTRACT - The nature of the present study is bibliographical and documental. It is characterized as 'The State of Knowledge'. The main objective was to map doctoral theses and masters dissertations in stricto sensu postgraduate programs in Brazil, which addressed the research practice as a pedagogical instrument in the final years of Elementary School and in Secondary School, in the period between 2004 and 2011. The databases investigated were Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal Domínio Público (PDP). The purpose of the mapping was to identify, study and analyze the conceptions and the approach adopted by teachers on such practice. The corpus for analysis was composed of 31 studies, 30 Masters dissertations and one PhD thesis. We adopted a qualitative approach, based on the dialectical critical concept. After surveying the dissertations and these, we answered some questions aroused, in order to advance in the knowledge of what has been produced on the subject in the academic scenario. The investigation found that: in addition to the fact that most academic works are masters dissertations, the largest number was produced in 2005; most productions were about Secondary School and concentrated in the southern region of Brazil, in the State of Rio Grande do Sul – in the Postgraduate Program in Science and Mathematics Education; there was a predominance of studies in the area of exact sciences. In addition to the information, by means of content analysis proposed to Bardin (1977), we concluded that the research practice in academic productions, both in Elementary School and Secondary School, was considered as an instrument to break away from the traditional teaching model, with the teacher as a transmitter of knowledge, as it no longer meets the needs of today's dynamic and globalized society. A new type of education is required, in which the students – rather than passive subjects – become active, with the ability to build their own knowledge in the teaching and learning process. Thus, the research practice in the studies analyzed no longer privileges traditional teaching strategies and didactic resources – considered as teacher-centered – but others that allow the active participation of the learner, such as Piaget’s constructivism. |
Palavras-chave: | Teses Dissertações Acadêmicas Pesquisa Educacional Academic Dissertations Education |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2270 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Christiane Caetano Martins Fernandes.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.