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Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias em ambiente escolar: o impacto da integração das TIC na avaliação do IDEB de duas escolas de tempo integral de Campo Grande – MS
Autor(es): Gonçalves, Ruy Carlos de Almeida
Primeiro orientador: Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
Abstract: Esta pesquisa teve o propósito de desvendar os motivos pelos quais duas Escolas de Tempo Integral (ETI) da rede municipal de Campo Grande – MS, apesar de compartilharem diversas características em comum, apresentam avaliações diferentes quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, se propôs observar tal fenômeno pelo prisma do viés tecnológico. Assim, tivemos como objetivo principal compreender os níveis de integração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em cada uma das escolas e relaciona-los com as práticas pedagógicas e a qualidade da aprendizagem. Como caminhos metodológicos foram empregados: pesquisa bibliográfica para fins de fundamentação teórica e construção do estado do conhecimento acerca do tema; coleta de dados por meio de aplicação de questionários realizada junto a professores e gestores das duas escolas. Como principais referenciais teóricos, temos, entre outros autores, LÉVY (1999) e o conceito de cibercultura, SANTOS (2005) e a discussão sobre o novo modo de produção do conhecimento, BARRETO (2002; 2003), MORAN (2003) e VALENTE (1999), que discutem questões a respeito da formação docente para o uso de tecnologias, CAVALIERE (2002), e CARRILHO (2013), que tratam de educação em tempo integral, MELO (2011), SILVA (2013), que abordam as relações entre práticas pedagógicas com uso de tecnologias e os índices do IDEB. Com este estudo pudemos identificar discrepâncias quanto aos níveis de integração das tecnologias das duas ETI, sobretudo quanto à disponibilidade de tecnologias e a formação docente. Concluímos que, apesar de apontarem para um bom caminho, os níveis de integração das TIC apresentados pelas escolas, não nos permitem afirmar seguramente que estas estão diretamente relacionadas à qualidade da aprendizagem demonstrada nos índices do IDEB.
ABSTRACT - This research aimed to uncover the reasons why two full-time schools in the municipal system of education in Campo Grande - MS, although they share many common characteristics, have different assessments of the Index of Basic Education Development (IDEB). So, we proposed to observe this phenomenon through the prism of technological trend. We had as main objective to understand the levels of integration of information and communication technologies (ICT) in each of the schools and relate them to the pedagogical practices and the quality of learning. As methodological approaches were employed a literature research for purposes of theoretical foundation and construction of the state of knowledge on the subject; data collection through structured questionnaires with teachers and administrators from both schools. As main theoretical references, we have, among others, LÉVY (1999) and the concept of cyberculture, SANTOS (2005) and the discussion about the new mode of knowledge production, BARRETO (2002, 2003), MORAN (2003), and VALENTE (1999), discussing issues about teacher training for the use of technologies, CAVALIERE (2002), and CARRILHO (2013), dealing in full-time education, MELO (2011), SILVA (2013), which deal relations between pedagogical practices using technology and some indicators of quality of education. This study identified discrepancies in the levels of integration of technologies, especially as to the availability of technology and teacher education. We conclude that, despite indicate a good way, levels of ICT integration presented by schools, does not allow us to say for sure that are directly related to the quality of learning demonstrated in IDEB indicator.
Palavras-chave: Educação Integral - Campo Grande (MS)
Tecnologia da Informação
Tecnologia Educacional
Materiais de Ensino
Information Technology
Educational Technology
Teaching Materials
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2269
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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