Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2266
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação militar: Uma leitura da educação no sistema dos Colégios Militares do Brasil (SCMB) |
Autor(es): | Nogueira, Jefferson Gomes |
Primeiro orientador: | Mello, Lucrécia Stringhetta |
Abstract: | O estudo apresenta uma inserção na historicidade da Educação do Sistema dos Colégios
Militares do Brasil (SCMB), no sentido de desvelar o ethos como orientação da escola militar
na formação de seus alunos. Esses contemplam valores, preceitos e tradições a serem
preservados nas práticas diárias que são específicas da formação do soldado. Com a intenção
de investir na problematização desse tema, o ethos que perpassa o currículo da escola militar
foi constituído por documentos existentes no Exército Brasileiro: Regulamento Disciplinar do
Exército (Decreto 4.346/2002); o Regimento Interno dos Colégios Militares (RI/CM/2010) e o
Regulamento Interno do Colégio Militar de Campo Grande (RI/CMCG/2011), dos quais foram
retirados os significados por meio da Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2012). Recorri a
teóricos como Weber (1982,2012), Foucault (2000; 2011), Fernandes (1978), Chauí (2003),
Ciampa (1984), Rios(1998), Thiesen (2008), Mello (2004;2012), Fazenda (2009),
Marconi&Lakatos (2003), Rojas (2001), com os quais “dialoguei” para constituir o arcabouço
teórico da dissertação. A metodologia de cunho interdisciplinar possibilitou adotar a polissemia
conceitual ao invés de generalizações; e sob o enfoque qualitativo destacam-se da análise
textual resultados válidos e representativos do fenômeno pesquisado. O ethos militar é
trabalhado diuturnamente através da utilização da indumentária (farda), da padronização da
aparência e do comportamento dos alunos, na distribuição desses numa complexa estrutura
hierárquica e na aplicação de um rígido sistema disciplinar, tudo dentro de uma malha
discursiva e simbólica que conjugam ao culto das tradições militares com técnicas de ensino
eminentemente militares. ABSTRACT - The study presents an insert in the historicity of the Education System of Military Colleges of Brazil (SCMB), to unveil the ethos to guide the military school in the formation of their students. These include values, principles and traditions to be preserved in the daily practices that are specific to the training of the soldier. With the intention to invest in questioning this theme, the ethos that permeates the curriculum of the military school was established by documents in the Brazilian Army: Army Disciplinary Regulations (Decree 4,346 / 2002); the Internal Regulation of Military Colleges (RI / CM / 2010) and the Rules of the College of Campo Grande Military (RI / CMCG / 2011), which the meanings were removed through content analysis, according to Bardin (2012). Resorted to theorists such as Weber (1982.2012), Foucault (2000; 2011), Fernandes (1978), Chau (2003), Ciampa (1984), Rivers (1998), Thiesen (2008), Mello (2004; 2012), Finance (2009), Marconi & Lakatos (2003), Rojas (2001), with which "dialoguei" to constitute the theoretical framework of the dissertation. The interdisciplinary nature of methodology allowed to adopt the conceptual polysemy rather than generalizations; and from a qualitative approach stand out from the textual analysis valid and representative results of the studied phenomenon. The military ethos is working day and night through the use of clothing (uniform), the standardization of the appearance and behavior of the students, the distribution of a complex hierarchical structure and applying a rigid disciplinary system, all within a discursive and symbolic mesh that combine the cult of military traditions with predominantly military teaching techniques. |
Palavras-chave: | Educação Militar - Brasil Disciplina Militar Escolas Military Education - Brazil Military Discipline Schools |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2266 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jefferson Gomes Nogueira.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.