Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2265
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores para a educação infantil e o Proinfantil
Autor(es): Nogueira, Maiara de Oliveira
Primeiro orientador: Osório, Alda Maria do Nascimento
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL), com foco no professor de Educação Infantil e no processo de formação desses sujeitos. A pesquisa tem sua gênese nos estudos desenvolvidos na linha de pesquisa Educação e Trabalho, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Optamos em realizar uma pesquisa qualitativa, uma vez que essa abordagem nos permite entender a complexidade que compõe nosso objeto, por intermédio, principalmente da análise documental. Buscamos na legislação brasileira, nos estudos teóricos e no referido programa, conhecer e compreender os elementos que integram a formação inicial dos professores e as especificidades presentes na Educação Infantil, além de conhecer e analisar o PROINFANTIL, enquanto programa de formação inicial para professores da Educação Infantil. O PROINFANTIL compõe as estratégias do poder público de oferecer a formação exigida na legislação brasileira. Dessa forma, apresenta limitações que são peculiares a essas políticas. Os resultados nos permitiram conhecer o Programa, em especial, no Estado de Mato Grosso do Sul. O material impresso aborda a criança e o professor enquanto sujeito ativo e protagonista de sua história, o curso foi desenvolvido considerando o estudo concomitante ao trabalho, valorizando a ação docente como parte da formação. No entanto, situações desencadeadas ao longo do desenvolvimento do curso acabaram comprometendo todo o processo formativo e seu desdobramento nas instituições educativas. Dentre os fatos ocorridos no decorrer da formação destacamos: a não especificação da formação dos tutores, a pouca interação entre formadores e cursistas, à falta de políticas públicas que contemplassem a formação, oferecessem condições de trabalho e valorizassem o professor.
ABSTRACT - The objective of this work is to evaluate the Program for Initial Formation of Teachers in Exercise in Children Formation (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL)), with focus on the teacher in children education and your formation process. This research have his genesis in studies developed by the program Education and Work (Educação e Trabalho) in the pos graduation in Education in the Federal University of Mato Grosso do Sul (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Qualitative research would be an option, focusing the teacher and the process of his graduation and the genesis are the studies in works developed in this area. The qualitative research will bring us the complexity from the objective, with the documented comportment analysis. We would learn with the Brazilian legislation, theoretical studies and specifically the program, the elements who compose the initial formation of teachers for children education. We also analyzed the program PROINFANTIL, who reached the education strategies in Brazilian education board. We analyzed the limitation of these programs. These results will tell us the situation in our country. The material shows the child and the teacher when active and partner in in your own story, developed by side with this work, adding value the teacher when formation partner. Although we conclude that situations during the development off the teaching like tutors formation and the little interaction between teachers and students, allied with the absence of political support compromise all the process and the teaching institutions.
Palavras-chave: Educação Infantil
Professores - formação
Child Rearing
Teachers, Training of
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2265
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maiara de Oliveira Nogueira.pdf782,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.