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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2245
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um estudo exploratório sobre os aspectos motivacionais de uma atividade não escolar para o ensino da Astronomia |
Autor(es): | Martins, Bruno de Andrade |
Primeiro orientador: | Langhi, Rodolfo |
Abstract: | Essa pesquisa tem o objetivo de estudar os aspectos que conduzem à motivação no
ensino da Astronomia por parte do público-alvo em um espaço não escolar. Essa
pesquisa foi proposta, pois apesar de a literatura da área apontar com frequência que a
Astronomia é considerada motivadora, não encontramos nenhum trabalho com
fundamentação teórica sobre conceitos específicos que envolvem a motivação. Outra
justificativa para esta pesquisa é que grande parte das pessoas do público comum
brasileiro nunca observou algum objeto astronômico por meio de um telescópio, além
de existirem várias concepções alternativas sobre o tema, conforme mostram os
resultados dos estudos da referida área. Assim, esta pesquisa inclui atividades de
observação da Lua com telescópios juntamente ao público em um ambiente não escolar,
haja vista a carência de produção bibliográfica sobre esta temática. Nesta pesquisa, a
questão central é: a partir dos aspectos motivacionais encontrados nos participantes da
atividade em questão, podemos considerar que estes apresentaram indícios de
motivação intrínseca e que a Astronomia foi um fator motivacional para a participação
na atividade? O grupo analisado para a obtenção dos resultados foi constituído
principalmente pelos transeuntes da Feira Central e Turística de Campo Grande (MS),
que consistiu em nossa fonte principal de dados, levantados por meio de um
questionário aplicado aos participantes via e-mail em um segundo momento. Para o
estudo da motivação, utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Autodeterminação
(TAD) que se dedica a estudar a personalidade e a motivação humana como as
motivações intrínseca e extrínseca, focalizando as tendências evolutivas, as
necessidades psicológicas inatas e as condições contextuais favoráveis à motivação,
indo ao encontro dos objetivos desta pesquisa. Para nortear a análise utilizou-se o
referencial metodológico qualitativo da Análise Textual Discursiva (ATD) que busca a
compreensão das novas interpretações a partir dos dados da pesquisa. A partir da análise
dos dados obtidos por meio dos questionários respondidos, chegou-se à conclusão de
que para a atividade proposta por essa pesquisa que a Astronomia foi de fato
motivadora, pois foram diagnosticados, em uma grande parte dos dados, indícios de
motivação intrínseca nos participantes. Os resultados desta pesquisa também mostraram
que espaços não escolares de ensino podem auxiliar a tradicional escola na alfabetização
e letramento científico da comunidade, mostrando assim a importância de se
desenvolver atividades como essa para o auxílio da aprendizagem. ABSTRACT - This research has with objective to study aspects leading to motivation in Astronomy’s study by the public in focus in a non scholar space. This study was proposed, despite of the literature to appoint frequently that the Astronomy is considered motivated, we find no one study with theory of reasoning about specific concepts that to encompass motivation. Another justification for this study is that a big part of the Brazilian common public never observed any astronomical object with a telescope, beyond existing a lot of conceptions alternatives about this theme, as shown in this results in the area refereed. So, this research included activities about observation of the Moon with telescope together with the public in a non scholar area, considering the shortage in a bibliography production about this thematic. In this research, the central question is: starting of motivational aspects found in participants in this activity, we can consider that they have evidences of intrinsic motivation and that Astronomy was a motivation factor to make this activity? The group analyzed to obtain these results was constituted principally by the passers of Central and Touristic Fair of Campo Grande (MS), that constitutes in our main source of data, raised of a questionnaire applied in participants by e-mail in a second moment. For the motivation study, we used like a theoretical referential the Self-determination Theory that study the personality and human motivation, like a intrinsic and extrinsic motivation, focusing in the evolutionary trends , the innate psychological needs and this favorable contextual conditions to motivation, going to meet the objectives of this research. To guide the analyses, we used a qualitative methodological referential of discursive textual analysis that seeks the understand that the news interpretation from the datas of research. From the datas analyzed by answers of questionnaire, we concluded that in this proposed activity for this research, the Astronomy was motivated, because we could diagnostic, in a big part of the datas, evidences of intrinsic motivation in the participants. The results show that the non scholar spaces can auxiliary the traditional school in literacy scientific in a community, to show the importance of to practice activities like this to assist in learning. |
Palavras-chave: | Motivação na Educação Astronomia - estudo e ensino Satélites Artificiais - Observação Óptica Motivation in Education Astronomy Creative Activities and Seat Work |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2245 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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