Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2243
Tipo: | Dissertação |
Título: | Probabilidade e probabilidade geométrica: conceitos e exemplos aplicáveis no ensino básico |
Autor(es): | Gondim, Hellen Fernandes |
Primeiro orientador: | Silva, Jair da |
Abstract: | A partir de uma abordagem centrada em explorar os aspectos históricos, a base conceitual
e atividades aplicáveis no Ensino Básico, este trabalho tem por objetivo introduzir
conceitos básicos de Probabilidade e Probabilidade Geométrica, visando principalmente
abordar situações tratáveis nos anos finais do Ensino Médio, com ênfase especial na
resolução de problemas interessantes e distintos dos trabalhados em sala de aula. A
temática foi escolhida uma vez que esse tema, infelizmente, é pouco visto no ensino
fundamental e no ensino médio, apesar do estudo da probabilidade ser um tópico de grande
importância em inúmeras áreas, como a medicina, as engenharias, administração, entre
outros. Os problemas que serão propostos e trabalhados, muito embora sejam problemas
clássicos da Probabilidade Geométrica, são, quase sempre, desconhecidos por muitos
professores do ensino fundamental e do ensino médio e, ainda, pela maioria absoluta dos
alunos que estão neste nível de escolaridade. São atividades cujas soluções teóricas são
surpreendentes e para alguns desses também serão obtidas soluções experimentais e
soluções com o uso de recursos. Pretendemos assim, trabalhar conceitos de probabilidade e
probabilidade geométrica utilizando como recursos: experimentos, jogos e desafios. Dessa
forma, temos que o tema proposto contribuirá para o aprimoramento do conhecimento
matemático e, ainda, apresentará uma dinâmica metodológica diferenciada para o ensino
de Probabilidade, uma vez que esse tópico não é muito explorado no Ensino Básico. ABSTRACT - Starting from an approach focused on exploring the historical aspects, conceptual basis and applicable activities for basic education, this study aims at introducing basic concepts of probability and geometric probability considering specially an approach of treatable situations in the final years of high school, with a specific emphasis on interesting problem resolutions different from the ones used in class. This topic has been chosen once it is given little importance at elementary and high school unfortunately, although the probability study is an important topic for many fields such as medicine, engineering, business administration and others. The problems that will be proposed and worked on are classic problems of geometric probability. However, they are almost unknown by teachers of elementary and high school and also by most students that are in these levels. These activities which present theoretical solutions are surprising and for some of these experimental solutions and solutions using resources will also be carried out. In this case, we intend to work with concepts of probability and geometric probability using resources such as: experiments, games and challenges. Thus, the proposed topic will contribute for the improvement of the mathematics knowledge and it will also present a dynamic methodology for the probability teaching, as this topic it is not very explored in basic education. |
Palavras-chave: | Probabilidades Matemática - estudo e ensino Geometria Matemática (Ensino Médio) Probabilities Mathematics Geometry |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2243 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hellen Fernandes Gondim.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.