Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2215
Tipo: Dissertação
Título: Um olhar discursivo sobre alunos indígenas de Dourados/MS: segregação e resistência
Título(s) alternativo(s): A discursive look on indigenous students in Dourados, MS: segregation and resistance
Autor(es): Soares, Margarida Xisto da Silva
Primeiro orientador: Guerra, Vânia Maria Lescano
Resumo: Este trabalho problematiza o processo identitário dos alunos indígenas da Escola Municipal Francisco Meireles, situada em Dourados, MS, a partir dos conceitos de segregação e resistência. Os objetivos específicos consistem em identificar as diferentes vozes, as formações discursivas, as marcas de subjetividade que perpassam a memória discursiva dos sujeitos pesquisados, bem como os efeitos de sentido produzidos e suas (des)identificações, por meio da materialidade linguística. Para tanto, analisamos textos produzidos por alunos que frequentaram, em 2010, o 9º ano do ensino fundamental. Interessa-nos o contexto em que os sujeitos vivem em convivência interétnica (Kaiowá, Guarani, Terena, brancos e mestiços). Por meio do método arqueogenealógico, realizamos um trabalho de desconstrução das verdades cristalizadas no meio social no que tange à inserção dos alunos indígenas no ambiente escolar, uma vez que em contato diário com o homem branco e outras etnias, a discriminação para com o índio é uma constante, contribuindo para constituí-lo como sujeito segregado e, portanto, resistente, já que todo discurso se estabelece por relações de forças. A pesquisa se inscreve na fronteira entre os estudos linguísticos e culturais, em especial nos conceitos da Análise do Discurso: sujeito, discurso, formação discursiva, relações de poder, memória discursiva, efeitos de sentido, interdiscurso, condições de produção (PÊCHEUX, 1988, 1997; ORLANDI, 2009; FOUCAULT, 1979, 1987, 1988, 1996, 2008; CORACINI, 2007), e arquivo (FOUCAULT, 2008). Juntamente com a materialidade linguística, abordam-se os conceitos de heterogeneidade (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998), e gênero (BAKHTIN, 1997; MAINGUENEAU, 2006; ECKERT-HOFF, 2008; FOUCAULT, 1992). Por meio dos Estudos Culturais, deslocamos a questão identitária dos sujeitos em (HALL, 2003; CASTELLS, 2001; BHABHA, 1998 e BAUMAN, 2005), entre outros. A dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, abordamos as concepções teóricas, conceitos essenciais da Análise do Discurso e dos Estudos Culturais para apesquisa. No segundo, apresentamos as condições de produção do discurso dos alunos indígenas, refletimos sobre alguns discursos de inclusão do indígena na sociedade nacional. Contextualizamos o local da pesquisa e as estratégias de poder que perpassam as relações interétnicas na educação escolar indígena e na Reserva Indígena de Dourados. No terceiro, apresentamos as representações dos alunos indígenas de Dourados/MS, construídas na escritura de si. Os dados, analisados de uma perspectiva transdisciplinar, apontam para efeitos de sentido mobilizados pela memória discursiva dos sujeitos que interpelados pelas formações discursivas econômica, capitalista, do preconceito, culturalista, bélica e política, marcam em seu discurso um distanciamento da posição social (aluno indígena) que ocupam. Numa posição de resistência ao poder e à cultura do homem branco, vivem situações preconceituosas e de segregação por parte do não índio e até mesmo de si, deixando emergir um Outro e outros sujeitos em seu dizer resvalando pontos de (des) identificações dos indígenas como excluídos, segregados, resistentes, anormais, diferentes e interditados.
Abstract: The objective of this study was to assess the identity process from the concepts of segregation and resistanceof indigenous students at Francisco Meireles Municipal School, located in the city of Dourados, State of Mato Grosso do Sul,. The specific objectives consisted in identifying through linguistic materialitythe different voices, discursive formations and marks of subjectivity that constitute the discourse memory of the subjects surveyed, as well as the effects of meaning produced and their (non)identifications. For this purpose, we analyzed written texts produced by students that attended the 9th grade of elementary school in 2010. We focused on the context in which the subjects live within inter-ethnic coexistence (Kaiowá, Guarani, Terena, whites and mestizos). Through the archaeo-genealogical method, we carried out a deconstruction work of truths rooted in the social environment with regard to the insertion of indigenous students in the school environment, since, in daily contact with whites and other races, the discrimination towards the indigenous people is a constant, helping to constitute them as segregated subjects, therefore resistant, considering that all discourses are established by relations of forces. The research was set on the border between linguistic and cultural studies, in particular on the concepts of Discourse Analysis: subject; discourse; discourse formation; power relations; discourse memory; effects of meaning; inter-discourse; production conditions (PÊCHEUX, 1988, 1997; ORLANDI, 2009; FOUCAULT, 1979, 1987, 1988, 1996, 2008; CORACINI, 2007); and archive (FOUCAULT, 2008). Along with the linguistic materiality, we discuss the concepts of heterogeneity (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998), and genre (BAKHIN, 1992, 1997; FOUCAULT, 1992; MAINGUENEAU, 2006; ECKERT-HOFF, 2008). By means of cultural studies, we reflected on the issue of subjects' identity according to (HALL, 2003; CASTELLS, 2001; BHABHA, 1998 and BAUMAN, 2005), among others. The dissertation is divided into three chapters. In the first chapter, we discuss the theoretical constructions, i.e., essential concepts of Discourse Analysis and Cultural Studies for the research. In the second chapter, we present the conditions of students' discourse production. We reflect on some inclusion discourses of indigenous people into national society and contextualize the research location and the power strategies influencing interethnic relationships in indigenous school education and Dourados Indian Reservation. In the third chapter, we present the representations of indigenous students in Dourados, MS, built in their writing about themselves. The data analyzed from a transdisciplinary perspective point out towards effects of meaning activated by the discourse memory of subjects who, characterized by economic, capitalist, prejudiced,cultural, war, and political discourse formations, reflect distance from the social position (indigenous student) they occupy. In a position of resistance towards power and white men's culture, they experience biased and segregation situations by non indigenous people and even by themselves, making an Other and other subjects emerge from their discourses together with issues of (non)identifications of indigenous people as excluded, segregated, resistant, abnormal, different and interdicted.
Palavras-chave: Identidade Indígena
Segregação
Resistência
Memória Discursiva
Formação Discursiva
Educação Escolar Indígena
Relações Interétnicas
Discriminação
Estudos Culturais
Análise do Discurso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2215
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras)
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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