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Tipo: Dissertação
Título: Um olhar discursivo sobre alunos indígenas de Dourados/MS: segregação e resistência
Título(s) alternativo(s): A discursive look on indigenous students in Dourados, MS: segregation and resistance
Autor(es): Soares, Margarida Xisto da Silva
Primeiro orientador: Guerra, Vânia Maria Lescano
Abstract: Este trabalho problematiza o processo identitário dos alunos indígenas da Escola Municipal Francisco Meireles, situada em Dourados, MS, a partir dos conceitos de segregação e resistência. Os objetivos específicos consistem em identificar as diferentes vozes, as formações discursivas, as marcas de subjetividade que perpassam a memória discursiva dos sujeitos pesquisados, bem como os efeitos de sentido produzidos e suas (des)identificações, por meio da materialidade linguística. Para tanto, analisamos textos produzidos por alunos que frequentaram, em 2010, o 9º ano do ensino fundamental. Interessa-nos o contexto em que os sujeitos vivem em convivência interétnica (Kaiowá, Guarani, Terena, brancos e mestiços). Por meio do método arqueogenealógico, realizamos um trabalho de desconstrução das verdades cristalizadas no meio social no que tange à inserção dos alunos indígenas no ambiente escolar, uma vez que em contato diário com o homem branco e outras etnias, a discriminação para com o índio é uma constante, contribuindo para constituí-lo como sujeito segregado e, portanto, resistente, já que todo discurso se estabelece por relações de forças. A pesquisa se inscreve na fronteira entre os estudos linguísticos e culturais, em especial nos conceitos da Análise do Discurso: sujeito, discurso, formação discursiva, relações de poder, memória discursiva, efeitos de sentido, interdiscurso, condições de produção (PÊCHEUX, 1988, 1997; ORLANDI, 2009; FOUCAULT, 1979, 1987, 1988, 1996, 2008; CORACINI, 2007), e arquivo (FOUCAULT, 2008). Juntamente com a materialidade linguística, abordam-se os conceitos de heterogeneidade (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998), e gênero (BAKHTIN, 1997; MAINGUENEAU, 2006; ECKERT-HOFF, 2008; FOUCAULT, 1992). Por meio dos Estudos Culturais, deslocamos a questão identitária dos sujeitos em (HALL, 2003; CASTELLS, 2001; BHABHA, 1998 e BAUMAN, 2005), entre outros. A dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, abordamos as concepções teóricas, conceitos essenciais da Análise do Discurso e dos Estudos Culturais para apesquisa. No segundo, apresentamos as condições de produção do discurso dos alunos indígenas, refletimos sobre alguns discursos de inclusão do indígena na sociedade nacional. Contextualizamos o local da pesquisa e as estratégias de poder que perpassam as relações interétnicas na educação escolar indígena e na Reserva Indígena de Dourados. No terceiro, apresentamos as representações dos alunos indígenas de Dourados/MS, construídas na escritura de si. Os dados, analisados de uma perspectiva transdisciplinar, apontam para efeitos de sentido mobilizados pela memória discursiva dos sujeitos que interpelados pelas formações discursivas econômica, capitalista, do preconceito, culturalista, bélica e política, marcam em seu discurso um distanciamento da posição social (aluno indígena) que ocupam. Numa posição de resistência ao poder e à cultura do homem branco, vivem situações preconceituosas e de segregação por parte do não índio e até mesmo de si, deixando emergir um Outro e outros sujeitos em seu dizer resvalando pontos de (des) identificações dos indígenas como excluídos, segregados, resistentes, anormais, diferentes e interditados.
Palavras-chave: Estudantes Indígenas - Dourados (MS)
Análise do Discurso
Indian Students - Dourados (MS)
Discourse Analysis
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2215
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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