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Tipo: Dissertação
Título: A preservação da face no inglês falado: estratégias discursivas do presidente Barack Obama
Título(s) alternativo(s): Face Work in the spoken english language: discoursive strategies of President Barack Obama
Autor(es): Silva Neto, João Vieira da
Primeiro orientador: Burgo, Vanessa Hagemeyer
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar os procedimentos de preservação da face existentes na fala do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por meio da análise do valor ilocutório dos enunciados. O aporte teórico da pesquisa tem embasamento nos princípios da Análise da Conversação e a transcrição dos dados foi realizada de acordo com as convenções sugeridas por Preti (2003). O corpus do trabalho é formado por três debates políticos realizados durante a campanha de reeleição de Barack Obama à presidência dos EUA. A corrida eleitoral de 2012 foi veiculada intensamente na mídia mundial e o desempenho do presidente foi avaliado pelos analistas políticos, ora como positivo, ora negativo. Partindo dessa avaliação, buscamos estabelecer uma relação entre as estratégias discursivas utilizadas e o desempenho do candidato apontado pelos analistas, pois o debate, principalmente nos EUA, é um evento capaz de interferir diretamente na escolha dos eleitores. Além dos debates, o corpus é constituído por entrevistas com formatos diferentes, mais e menos formais, nas quais o presidente expressa diferentes pontos de vista acerca de assuntos polêmicos. As entrevistas televisivas configuram uma forma de interação social significativa, uma vez que por meio delas, busca-se a obtenção de respostas, a troca de informação, experiências e juízos de valores entre entrevistador e entrevistado, entrevistado e público, e entrevistador e audiência. As escolhas e a combinação desses enunciados são empregados de modo a atender às necessidades do locutor em uma situação comunicativa, visando a construção de sua imagem pública positiva. Os resultados demonstraram que esses recursos influenciam a atitude linguística do presidente, sobretudo quando exposto, diretamente, a um grande público. Seu discurso é formado por estratégias sociointeracionais destinadas à redução de possíveis ameaças a sua imagem, preservando-a para obter a aprovação dos ouvintes e garantir o resguardo do que não pretende ver exibido.
ABSTRACT - The aim of this work is to analyse the face work procedures in the speech of the U.S. President, Barack Obama, by analyzing the illocutionary value of his statements. The theoretical contribution for this research is based on the Conversation Analysis principles and the data transcription was performed according to the conventions suggested by Preti (2003). The corpus consist of three political debates during the reelection campaign of Barack Obama for president. The 2012 presidential race was intensely conveyed in the media worldwide and the performance of the President was evaluated by political analysts, sometimes as positive, sometimes as negative. Based on this assessment, we seek to establish a relationship between the discursive strategies and the performance of the candidate touted by analysts as the debate, especially in the U.S., is an event capable of directly interfering in the choice of the voters. In addition to the discussions, the corpus consists of interviews with different formats, more and less formal, in which the president expressed different views about controversial subjects. The television interviews constitute a significant form of social interaction, since through them, people seek to obtain answers, exchange of information, experience and value judgments between interviewer and interviewee, interviewer and audience, and interviewer and audience. The choices and the combination of these statements are used in order to meet the needs of the speaker in a communicative situation, aiming at building a positive public image. The results showed that these features influence the linguistic attitude of the president, especially when exposed directly to a large audience. His speech is formed by sociointeracionais strategies to reduce potential threats to your image, preserving it for the approval of the listeners and hide what he does’t want to see displayed.
Palavras-chave: Análise da Conversação
Análise do Discurso
Entrevistas em Televisão
Conversation Analysis
Discourse Analysis
Interviewing in Television
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2214
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

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