Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2211
Tipo: Dissertação
Título: A importância da música como instrumento motivador para as aulas de Matemática
Autor(es): Santos Junior, Ademir Medeiros dos
Primeiro orientador: Rodrigues, Edson Carvalho
Abstract: Neste trabalho, as relações entre música e matemática são descritas de modo a mostrar a importância de se utilizar estas relações para despertar no aluno do ensino fundamental e médio o gosto pela matemática. Inicialmente faz-se um breve comentário sobre aprendizagem nas aulas de matemática, sobre interdisciplinaridade, livro didático e projetos. Apresenta-se um pouco sobre a história da música e a matemática e da música como recurso didático, assim como a música na sala de aula. Conceitos e definições de música são apresentados, juntamente com a construção da primeira escala musical que foi realizada utilizando frações de uma corda e suas relações matemáticas associadas. Com base nestas relações uma série de atividades que podem ser utilizadas em sala de aula são sugeridas.
ABSTRACT - In this paper, the relationship between music and mathematics are described in order to show the importance of using these relationships to awaken the student's middle and high school a taste for mathematics. Initially makes a brief commentary about learning in math classes, interdisciplinarity, textbook and projects. Present a little about the history of music and mathematics and music as a teaching resource, as well as music in the classroom. Concepts and music definition are presented, along with the construction of the first musical scale that was performed using fractions of a string and its associated mathematical relationships. Based on these relationships series of activities that can be used in the classroom are suggested.
Palavras-chave: Motivação na Educação
Música no Ensino de Matemática
Estratégias de Aprendizagem
Matemática
Motivation in Education
Music in Mathematics Education
Learning Strategies
Mathematics
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2211
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEMIR MEDEIROS DOS SANTOS JUNIOR.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.