Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Junior, Ademir Medeiros dos-
dc.date.accessioned2015-04-23T19:59:57Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2211-
dc.description.abstractNeste trabalho, as relações entre música e matemática são descritas de modo a mostrar a importância de se utilizar estas relações para despertar no aluno do ensino fundamental e médio o gosto pela matemática. Inicialmente faz-se um breve comentário sobre aprendizagem nas aulas de matemática, sobre interdisciplinaridade, livro didático e projetos. Apresenta-se um pouco sobre a história da música e a matemática e da música como recurso didático, assim como a música na sala de aula. Conceitos e definições de música são apresentados, juntamente com a construção da primeira escala musical que foi realizada utilizando frações de uma corda e suas relações matemáticas associadas. Com base nestas relações uma série de atividades que podem ser utilizadas em sala de aula são sugeridas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - In this paper, the relationship between music and mathematics are described in order to show the importance of using these relationships to awaken the student's middle and high school a taste for mathematics. Initially makes a brief commentary about learning in math classes, interdisciplinarity, textbook and projects. Present a little about the history of music and mathematics and music as a teaching resource, as well as music in the classroom. Concepts and music definition are presented, along with the construction of the first musical scale that was performed using fractions of a string and its associated mathematical relationships. Based on these relationships series of activities that can be used in the classroom are suggested.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivação na Educaçãopt_BR
dc.subjectMúsica no Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEstratégias de Aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMotivation in Educationpt_BR
dc.subjectMusic in Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectLearning Strategiespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA importância da música como instrumento motivador para as aulas de Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Edson Carvalho-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEMIR MEDEIROS DOS SANTOS JUNIOR.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.