Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2211
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos Junior, Ademir Medeiros dos | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-23T19:59:57Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2211 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, as relações entre música e matemática são descritas de modo a mostrar a importância de se utilizar estas relações para despertar no aluno do ensino fundamental e médio o gosto pela matemática. Inicialmente faz-se um breve comentário sobre aprendizagem nas aulas de matemática, sobre interdisciplinaridade, livro didático e projetos. Apresenta-se um pouco sobre a história da música e a matemática e da música como recurso didático, assim como a música na sala de aula. Conceitos e definições de música são apresentados, juntamente com a construção da primeira escala musical que foi realizada utilizando frações de uma corda e suas relações matemáticas associadas. Com base nestas relações uma série de atividades que podem ser utilizadas em sala de aula são sugeridas. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - In this paper, the relationship between music and mathematics are described in order to show the importance of using these relationships to awaken the student's middle and high school a taste for mathematics. Initially makes a brief commentary about learning in math classes, interdisciplinarity, textbook and projects. Present a little about the history of music and mathematics and music as a teaching resource, as well as music in the classroom. Concepts and music definition are presented, along with the construction of the first musical scale that was performed using fractions of a string and its associated mathematical relationships. Based on these relationships series of activities that can be used in the classroom are suggested. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motivação na Educação | pt_BR |
dc.subject | Música no Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Motivation in Education | pt_BR |
dc.subject | Music in Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Learning Strategies | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | A importância da música como instrumento motivador para as aulas de Matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Edson Carvalho | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADEMIR MEDEIROS DOS SANTOS JUNIOR.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.