Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2174
Tipo: Dissertação
Título: Métodos e conteúdos de alfabetização em manuais didáticos nos séculos XIX e XX: de Calkins a Lourenço Filho
Autor(es): Fernandes, Enilda
Primeiro orientador: Brito, Silvia Helena Andrade de
Abstract: Ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, – PPGEdu – da Linha de Pesquisa, História, Política e Educação, e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR – o estudo que ora se apresenta teve por objeto a análise dos métodos e conteúdos de alfabetização em manuais didáticos dos séculos XIX e XX. Foram eleitos para o estudo três livros: O primeiro deles, Primeiras Lições de Coisas, de Norman Alisson Calkins, já na versão modificada em 1870, foi traduzido por Rui Barbosa de Oliveira, em língua portuguesa, em 1881; com a publicação no Brasil em 1886. Os outros dois, Cartilha do Povo e Testes ABC, ambos de Manuel Bergström Lourenço Filho, editados pela primeira vez em 1929 e 1933, respectivamente. Buscou-se orientar a análise pela Ciência da História, referencial teórico-metodológico concebido por Karl Marx e Friedrich Engels. Procurou-se assim, situar o objeto no âmbito histórico, evidenciando a sua transitoriedade, marcando-o, portanto, como produção que cumpriu a necessidade de um tempo específico. Entendendo que os métodos e conteúdos de alfabetização, no período aqui determinado, eram característicos de uma forma de organização do trabalho didático, que elegeu os manuais como instrumento condutor do ensino e da aprendizagem, definiu-se o seguinte objetivo: analisar como os métodos e conteúdos de alfabetização aparecem no interior desses manuais, apreendendo as funções que lhes foram atribuídas e, ainda, estabelecendo a relação entre os métodos e conteúdos dos manuais eleitos, indicando suas particularidades e aproximações, já que foram utilizados em momentos históricos distintos. Foram utilizadas na pesquisa as fontes primárias, expressas nos livros eleitos para análise, foram também tomados para estudo os clássicos da educação e da ciência moderna e, na historiografia as fontes secundárias. Colocou-se em questão a necessidade de apreender como, historicamente, foi forjada a utilização dos manuais didáticos como portadores de fundamentos para formar futuros alfabetizadores, ou para alfabetizar crianças de modo a torná-las leitoras. Buscou-se evidenciar que, nesses instrumentos, o aprender a ler e a escrever é uma atividade pragmática, logo, revestida de um caráter puramente instrumental, princípio que tem informado a natureza da alfabetização e que tem delineado as práticas de alfabetização. E, também, que os métodos e conteúdos assentados nesses livros didáticos, a despeito do momento histórico em que foram produzidos e incorporados à prática didática, não oferecem os conteúdos nem da língua e nem literários, necessários à formação da criança para enfrentar os anos de ensino posteriores.
ABSTRACT - Linked to the group of studies and research History, Society and Education in Brazil – HISTEDBR- and related to the graduate program in education of the Federal University of Mato Grosso do Sul – PPGEdu - from the research pipeline, History, Politics and Education, the study now presented aims at analyzing the methods and contents of literacy in didactic manuals in the XIX and XX centuries. Three books were chosen: Primary Object Lessons by Norman Allison Calkins whose first edition in Portuguese was translated by Rui Barbosa de Oliveira in 1881; Cartilha do Povo and Testes ABC both written by Manuel Bergström Lourenço Filho, published for the first time in 1929 and 1933 respectively. An attempt was made to guide the analysis by the Science of History, theoretical methodological referential conceived by Karl Marx and Friedrich Engels, and so situate the object in the historical framework substantiating its transience, marking it as product that fulfilled the necessity of a specific period of time. Understanding that the methods and contents of literacy in the period here determined, it was characteristic of a form of organization of didactic work which elected the manuals as tool to conduct the teaching and learning, the following objective was defined: analyse how the methods and contents of literacy appear inside of these manuals, learning the roles that were attributed and also stablish the relationship between the methods and contents in the elected manuals, indicating their particularities and similarities since they were used in distinct historical moments. The primary sources were researched expressed in the books elected for the analyses. Classics of education and modern science were also utilized and in the historiography the secondary sources. It was highlighted the necessity of learning how historically, the use of the didactic manuals as bearer of fundamentals to shape the future literacy teachers or to teach literacy to children in a way to make them readers. It was also made an attempt to emphasize in these tools, that the learning process of how to write and read is a pragmatic activity, so it has a purely instrumental character, principle that has informed the nature of literacy and has lined its practice. Also, the methods and contents existent in these didactic books about the historical moment in which they were produced and incorporated to the teaching practice, don’t offer the contents in the language or literary needed to the child’s formation to face the next years of learning.
Palavras-chave: Alfabetização
Material Didático
Leitura - desenvolvimento
Literacy
Development Reading
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2174
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enilda Fernandes.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.