Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2173
Tipo: Dissertação
Título: A abordagem de conceitos de proporcionalidade sob a ótica da resolução de problemas
Autor(es): Souza, Janderson Matricardi de
Primeiro orientador: Carvalho, Edson Rodrigues
Abstract: Neste trabalho, a técnica de resolução de problemas é apresentada visando despertar a atenção dos professores de matemática do ensino básico como sendo um ponto central para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Enfatiza-se que esta técnica é uma alternativa a forma tradicional de ensino dos conteúdos curriculares. A metodologia da resolução de problemas é apresentada e, com intuito de auxiliar os professores da educação básica, foram abordados conceitos de proporcionalidade, sob a ótica da resolução de problemas, mediante os seguintes tópicos: grandezas diretamente proporcionais, divisão em partes proporcionais, porcentagem, grandezas inversamente proporcionais e grandezas direta ou inversamente proporcionais a várias outras. Cada tópico é trabalhado a partir de uma situação-problema, utilizando uma sequência de etapas essenciais ao ensino de matemática através da técnica de resolução de problemas.
ABSTRACT - In this work, the technique of problem solving is presented seeking to awaken the attention of mathematics teachers of basic education as a central point for the development of curricula. It was emphasized that this technique is an alternative to the traditional teaching curriculum content. The methodology of problem solving is presented and, in order to assist teachers in basic education it is addressed concepts of proportionality, from the perspective of problem solving through the following topics: directly proportional quantities, division into proportional parts, percentages, quantities inversely proportional and directly or inversely proportional to several other quantities. Each topic is crafted from a problem situation using a sequence of essential steps to teaching mathematics through problem solving technique.
Palavras-chave: Solução de Problemas
Proporção
Percentagem
Matemática - estudo e ensino
Problem Solving
Proportion
Percentage
Mathematics
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2173
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janderson Matricardi de Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.