Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Janderson Matricardi de-
dc.date.accessioned2015-03-25T15:38:03Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2173-
dc.description.abstractNeste trabalho, a técnica de resolução de problemas é apresentada visando despertar a atenção dos professores de matemática do ensino básico como sendo um ponto central para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Enfatiza-se que esta técnica é uma alternativa a forma tradicional de ensino dos conteúdos curriculares. A metodologia da resolução de problemas é apresentada e, com intuito de auxiliar os professores da educação básica, foram abordados conceitos de proporcionalidade, sob a ótica da resolução de problemas, mediante os seguintes tópicos: grandezas diretamente proporcionais, divisão em partes proporcionais, porcentagem, grandezas inversamente proporcionais e grandezas direta ou inversamente proporcionais a várias outras. Cada tópico é trabalhado a partir de uma situação-problema, utilizando uma sequência de etapas essenciais ao ensino de matemática através da técnica de resolução de problemas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - In this work, the technique of problem solving is presented seeking to awaken the attention of mathematics teachers of basic education as a central point for the development of curricula. It was emphasized that this technique is an alternative to the traditional teaching curriculum content. The methodology of problem solving is presented and, in order to assist teachers in basic education it is addressed concepts of proportionality, from the perspective of problem solving through the following topics: directly proportional quantities, division into proportional parts, percentages, quantities inversely proportional and directly or inversely proportional to several other quantities. Each topic is crafted from a problem situation using a sequence of essential steps to teaching mathematics through problem solving technique.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSolução de Problemaspt_BR
dc.subjectProporçãopt_BR
dc.subjectPercentagempt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subjectProportionpt_BR
dc.subjectPercentagept_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA abordagem de conceitos de proporcionalidade sob a ótica da resolução de problemaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Edson Rodrigues-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janderson Matricardi de Souza.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.