Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2150
Título: A metáfora em La guerra del fin del mundo
Título(s) alternativo(s): The metaphor in La Guerra del fin del mundo
La metafora en La guerra del fin del mundo
Autor(es): Lima, Eleni Solange
Primeiro orientador: Marques, Elizabete Aparecida
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar a metáfora no livro La guerra del fin del mundo de Mario Vargas Llosa (1981). O texto de Vargas Llosa é uma releitura do que aconteceu nos sertões durante a Guerra de Canudos e tem como principal intertexto, Os Sertões, de Euclides da Cunha (1902). Enfatizamos a intertextualidade por ela ser um elemento evidente entre ambas as obras e, dentro da intertextualidade, mostramos como o espaço também é intertextual, pois delimita a região sertaneja. Em seguida, partimos para a análise da metáfora por meio da formação de tropos e da formação do aposto porque é devido à construção dessas estruturas que a metáfora começa a se formar e a caracterizar o sertanejo vargasllosiano. No entanto, em La guerra del fin del mundo, o sertanejo que aparenta ser indestrutível, não o é. Ao contrário, o sertanejo é um guerreiro para lutar e defender-se, mas um fraco quando necessita agir por si mesmo. A grande metáfora do livro deriva da falta de integração do sertanejo ao contexto ao qual pertence e da maneira como ele age dentro do seu entorno, ou seja, nos combates. Através da análise do sertanejo submisso ao Conselheiro, identificamos uma metáfora que rompe com a demarcação do território nacional. Para finalizar, a metáfora no romance de Vargas Llosa se vincula diretamente com a ironia e com a alegoria, duas figuras de linguagem por onde a metáfora se constrói e por onde percebemos o não dito através de uma leitura mais atenta e minuciosa que promove o entendimento de novos significados para o que se disse anteriormente.
RESUMEN - Esta tesis desarrolla el análisis de La guerra del fin del mundo, libro de Mario Vargas Llosa. El livro ha sido publicado en 1981 y tiene como intextexto Os Sertões, de Euclides da Cunha (1902). En primer lugar, se centró la atención a la intertextualidad porque La guerra del fin del mundo fue un texto creado a partir de la lectura de Os Sertões. Por este hecho, la explícita intertextualidad que la obra planea, ha permitido discutir el espacio narrativo como un elemento intertextual, pues la región de los sertones aparece delimitada en La guerra del fin del mundo. El análisis alcanza, también, la construcción de la metafora por medio de tropos y apuesto, elementos singulares para entendernos la metáfora del sertanejo de Vargas Llosa. Percibimos que el hombre sertanejo, en La guerra del fin del mundo, parece ser indestructible, pero es débil. Es decir, es un hombre físicamente fuerte, pero conducido por el otro, por lo tanto, un ser sin fuerzas para orientarse a uno mismo. Para nosotros, la grande metáfora del libro ocurre de la no-integración del sertanejo al contexto al cual pertenece, en otras palabras, a la falta de sentido que el entorno le ofrece. Concluimos que la metáfora en el texto vargasllosiano tiene una vinculación directa con la ironía y la alegoría, y que el texto bajo el primer texto, constituye una forma de comunicación que necesita una lectura más elaborada de sus entrelíneas, porque en este espacio en blanco, se encuentra lo no dicho, el causante de nuevos significados e interpretaciones a un mismo texto a través de los tiempos.
ABSTRACT - This paper aims to analyze the metaphor in the novel La guerra del fin del mundo by Mario Vargas Llosa (1981). The novel is a retelling of what happened in the region during the Canudos War and its main intertext is Os Sertões by Euclides da Cunha (1902). We emphasize the intertextuality because it is an obvious element of both books, and in the intertextuality we show how the space is also intertextual as it delimits the countryside region. Then, we analyze the metaphor through the formation of tropes and opossite, because it is due to the construction of these structures that the metaphor begins to form in the text and starts to characterize the “vargasllosiano” countryman. However, in La guerra del fin del mundo, the countryman who appears to be indestructible, it is not. Instead, the countryman is a warrior to fight and defend himself, but a weak man when you needs act for himself. The book great metaphor results from the lack of integration regarding the countryman to his context and the way he acts within his surrounding. Through analysis of the submissive warrior, we identify a metaphor that breaks with the demarcation of the national territory. Finally, the metaphor of Vargas Llosa book is linked directly with the irony and allegory, also with two figures of speech where the metaphor is built and where we realize the unspoken speech through a more careful reading that promotes a new understanding and meanings for what was said before.
Palavras-chave: Intertextualidade
Metáfora
Sertanejos
Intertextuality
Metaphor
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2150
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELENI SOLANGE LIMA.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.