Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1815
Tipo: Dissertação
Título: Frequência à biblioteca escolar e formação de acervo : um exemplo em Birigui-SP
Título(s) alternativo(s): Frequency of School Library Collections and Training: An Example Birigui-SP
Autor(es): Dias, Luís Carlos
Primeiro orientador: Sales, José Batista de
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver um estudo sobre o aproveitamento do acervo e frequência às bibliotecas públicas escolares por parte de alunos e professores do estado de São Paulo. Pretende-se também verificar o modo como o professor de português utiliza os livros e estimula a frequência à biblioteca. Ao averiguar se houve alterações significativas na utilização da biblioteca a partir dos investimentos governamentais, apresentamos os fatores positivos e negativos que contribuem ou não para despertar o interesse de alunos e professores sobre o uso da biblioteca e da leitura. Certificamos, ainda, de que modo o diretor e o bibliotecário visualizam essas políticas públicas para a valorização dos acervos e quais foram as suas ações enquanto agentes educacionais. Como ferramenta de investigação, desenvolvemos e aplicamos questionários diagnósticos em três escolas estaduais do município de Birigui–SP, aos alunos, professores, responsáveis pela biblioteca e gestores educacionais. Apresentamos também um estudo sobre o processo de formação das bibliotecas escolares no Brasil e no Estado de São Paulo desde a sua origem. Ficamos na esperança de que esta pesquisa provoque o interesse de profissionais da educação, a fim de contribuir para o melhor aproveitamento dos acervos das bibliotecas públicas escolares. Por fim, este trabalho justifica-se na medida em que reflete a necessidade de o enriquecimento dos acervos das bibliotecas escolares, alvo de investimento do Governo Federal e iniciativas dos Estados desde a década de 1990.
Abstract: This work has as main objective to develop a study on the use and frequency of collection to public libraries by school pupils and teachers in the state of São Paulo. We also intend to check how the Portuguese teacher uses books and encourages attendance at the library. When investigating whether there were significant changes in library use from government investment, we present the positive and negative factors that contribute or not to arouse the interest of students and teachers on the use of the library and reading. Certify, though, how the director and librarian visualize those policies for the enhancement of collections and what were their actions as agents of education. As a tool for research, develop and apply diagnostic questionnaires in three state schools in the city of Birigui-SP, students, teachers, responsible for library and educational administrators. We also present a study on the formation process of school libraries in Brazil and in São Paulo since its inception. We hope that this research will trigger the interest of education professionals in order to contribute to the better use of collections of public school libraries. Finally, this work is justified in that it reflects the need to enrich the collections of school libraries, targeted investment initiatives of the Federal Government and the States since the 1990s.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Políticas Públicas
Leitura
Frequência à Biblioteca
Professor de Português
Investimento Governamental
Formação de Biblioteca
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1815
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:CPTL - Letras - Teses e Dissertações
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis Carlos Dias.pdf487,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.