Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1802
Tipo: Dissertação
Título: A Utilização da Contabilidade de Custos na Identificação dos Fatores mais Relevantes na Composição dos Preços das Diárias dos Hotéis na Cidade de Campo Grande – MS
Autor(es): Silveira, Vítor Cardoso da
Primeiro orientador: Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Abstract: Partindo do pressuposto de que a Hospitalidade, formada pelo turismo, a hotelaria e a gastronomia, tem apresentado nos últimos anos um crescimento e desenvolvimento considerável no país e que a mesma se caracteriza com uma dualidade de interesses, sendo os mesmos complementares, é importante pensar no cliente (o hóspede da unidade hoteleira) e no empresário (aquele que está a frente da unidade hoteleira). O trabalho ora apresentado buscar entender, analisar e apresentar sugestões para o setor hoteleiro no que diz respeito a precificação de diárias nos hotéis da cidade de Campo Grande (MS), e mais especificamente utilizando conceitos relacionados a Contabilidade de Custos. A problemática está relacionada a discussão sobre os fatores mais relevantes na composição dos preços das diárias dos hotéis da cidade analisada. Foi realizada uma pesquisa teórica e empírica, visto a utilização de conceitos para a abordagem da temática e a produção e análise de dados. Quanto aos fins a pesquisa se configura exploratória e descritiva; e quanto aos meios foi uma pesquisa de campo; bibliográfica com utilização de dados secundários; e estudo de caso através do estudo dos hotéis de Campo Grande (MS). A abordagem estudada é essencialmente qualitativa, visto os poucos dados quantitativos fornecidos. O objetivo geral do trabalho foi analisar os fatores mais relevantes na formação do preço das diárias dos hotéis de Campo Grande (MS), utilizando conceitos referentes a Contabilidade de Custos. Através da aplicação de questionários junto aos gestores e outros responsáveis pela organização foram registrados dados referentes ao entrevistado, as características da empresa e ao objeto de pesquisa. Por último foi proposto um modelo básico para precificação das diárias, utilizando-se de alguns dados constantes nos questionários como taxa de ocupação, preço da diária, principais custos apresentados pelos gestores e a quantidade de leitos existentes na empresa. O fechamento do trabalho se fez com a colocação da importância de se conhecer todos os custos envolvidos na formação do preço da diária e sua relevância no total, esse conhecimento mostra-se importante no desejo de se alcançar melhores resultados para a organização.
ABSTRACT - Assuming that the Hospitality, formed by the tourism, hospitality and gastronomy, has shown in recent years a considerable growth and development in the country and that it is characterized with a duality of interests, and they are complementary, it is important to consider the customer (the guest's hotel) and entrepreneur (who is the front of the hotel unit). The work presented here try to understand, analyze and present suggestions for the hospitality industry regarding the pricing daily in hotels in the city of Campo Grande (MS), and more specifically, using concepts related to Cost Accounting. The problem is related to the discussion of the most relevant factors in the composition of the daily prices of hotels in the city analyzed. We performed a theoretical and empirical research, since the use of concepts for approaching this topic and the production and analysis of data. As for research purposes is configured exploratory and descriptive, and as to the means was a field research; literature with use of secondary data and case studies through the study of hotels in Campo Grande (MS). The study is essentially qualitative approach, since the few figures provided. The overall objective of the study was to analyze the most relevant factors in the daily pricing of the hotels in Campo Grande (MS), using concepts relating to Cost Accounting. Through the use of questionnaires with the managers and others responsible for organizing data were recorded for the respondent, the characteristics of the company and the research object. Finally we propose a basic model for pricing of daily, using some data contained in the questionnaires as occupancy, daily price, major costs presented by the managers and the number of beds in the existing company. The closing of the work was done by placing the importance of understanding all the costs involved in shaping the daily price and its relevance in total, shows that knowledge is important in the desire to achieve better results for the organization.
Palavras-chave: Hotelaria
Hospitality
Serviços de Alojamento
Hosting Services
Contabilidade de Custo
Cost Accounting
Preços
Prices
Administração Turística
Tourist Administration
Mercado Turístico
Tourism Market
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1802
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitor.pdf3,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.