Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1801
Tipo: Dissertação
Título: O artesanato ovino: Campo de possibilidades para a cadeia produtiva do turismo rural em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Oliveira, Thiago Gomes de
Primeiro orientador: Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Abstract: Mato Grosso do Sul encontra-se inserido entre os 10 estados com maior rebanho de ovinos do Brasil, a demanda por carne ovina ainda apresenta-se superior à oferta, gerando a necessidade da importação do produto de países vizinhos. Sendo a lã um subproduto da ovinocultura, utilizado como matéria prima na confecção de vestimentas e produtos artesanais, em algumas regiões é um marco da identidade, cultura e história local, tornando-se um atrativo turístico e um produto com alto valor agregado. Sendo o principal objetivo dessa pesquisa, analisar a potencialidade da lã ovina como produto complementar ao artesanato em Mato Grosso do Sul, trazendo informações que demonstrem que a lã ovina pode ser considerada um produto típico do turismo no estado. Além deste objetivo, a presente pesquisa visa entender a percepção dos produtores de artesanato com lã ovina no estado em relação aos insumos, produção e logística; investigar as possibilidades de comercialização das peças de artesanato produzidas com lã ovina pelos grupos existentes no estado; e caracterizar a demanda do artesanato com lã ovina para a cadeia do turismo em Mato Grosso do Sul. A pesquisa utiliza metodologia descritiva, exploratória e qualitativa, sendo uma pesquisa de campo e estudo de caso. Os resultados apontam que os grupos de tecelões do estado encontram-se inseridos em uma cadeia produtiva e apresentam grandes diferenças entre os produtos confeccionados e o volume de produção, apesar da existência de semelhanças entre os processos produtivos, a sazonalidade na demanda de alguns produtos e as dificuldades enfrentadas pelos grupos que confeccionam artesanato com a lã.
ABSTRACT - Mato Grosso do Sul is inserted among the 10 states with the largest flock of sheep from Brazil, demand for lamb meat still is outstrips supply, creating the need to import the product from neighboring countries. The sheep's wool is as a byproduct of sheep production, used as raw material in the manufacture of clothing and handicraft products in some regions is hallmark of identity, culture and local history, becoming a tourist attraction and products with high added value. Being the main objective of this research analyze the potential of sheep wool as a complementary product to handicrafts in Mato Grosso do Sul, seeking information which showing that sheep's wool can be considered a typical product of tourism at the state. In addition to this objective, this research aims to understand perception's producer of handicraft with wool sheep in the state in relation to inputs, production and logistics; investigate the possibilities of marketing the handicrafts produced with sheep wool by existing groups in the state; and characterize demand for crafts of wool for the chain's tourism in Mato Grosso do Sul. The methodology of research is descriptive, exploratory and qualitative, being one field research and case study. The results show that groups of weavers in the state are included in supply chain and differ widely between products manufactured and the volume of production, although there are similarities between the processes, seasonality in demand for some products and difficulties faced by groups who make wool's handicraft.
Palavras-chave: Ovinocultura
Sheep Husbandry
Mercado Turístico
Tourism Market
Artesanato
Handicraft
Agroindústria
Agricultural Industries
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1801
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

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