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Tipo: Dissertação
Título: Supervisão Escolar: A História, o Processo de Formação e a construção da Identidade
Autor(es): Luz, Anízia Aparecida Nunes
Primeiro orientador: Mello, Lucrécia Stringhetta
Abstract: O objetivo deste trabalho é compreender o processo de construção da identidade do supervisor escolar, analisando as perspectivas de atuação relacionadas à sua função. Temos como aporte a metodologia qualitativa por concebermos que os supervisores, criadores de suas práticas, expressam-se em uma relação dinâmica com o contexto em que atuam. A retrospectiva histórica da educação brasileira mostra uma influência exercida pela administração empresarial marcando uma identidade técnica e fiscalizadora, associando-se ao caráter controlador do Estado. As mudanças políticas, sociais e econômicas incitam novos debates e críticas desencadeadas nos anos 1980 destacando a preocupação com a democratização da gestão escolar. A partir daí, passamos a observar um movimento de “recuperação” da função supervisora por meio de dimensões mais contundentes em relação ao trabalho pedagógico. A análise articulada com os estudos teóricos permitiu observar uma identidade em construção e que se caracteriza como orientador e coordenador das atividades docentes, articulador de ações entre pais, professores, conteúdos e gestores. Para que desponte como mediador, imbuído da ideia de mudança, exige-se dele a visão de grupo e a integração com o coletivo na elaboração de um plano de ação contextualizado com a realidade educacional. Exige-se, também, que conheça qual papel cabe a ele desempenhar na escola, que reveja sua postura profissional e não seja absorvido pela imposição das circunstâncias.
This paper aims to understand the construction of the school supervisor’s identity, by analyzing the perspectives of action related to the function. It is based on the qualitative methodology, as we assume that supervisors express themselves in a dynamic relation with the context. The Brazilian education historical retrospective reveals an influence from management administration, with a technical, inspecting identity, associated to the controller character of the State. The political, social and economic changes have been triggering new debates and criticism since the 1980s, mainly regarding the democratization of the school management. We have been watching a movement towards the “recovery” of the supervision function, by means of more conspicuous dimensions related to the pedagogical work. The analysis, based on theoretical studies, promoted the observation of an identity being built, characterized as guiding and coordinating teachers’ activities, articulating actions among parents, teachers, contents and managers. To be able to act as a mediator, bearing the idea of change, supervisors are required to view the group and the integration with the collective for the preparation of an action plan that is contextualized with the educational reality. They are also required to be aware of the role they are supposed to play at school, to review their professional attitude and to avoid being absorbed by the imposition of the circumstances.
Palavras-chave: Supervisão Escolar
School Supervision
Identidade (Psicologia)
Identity (Psychology)
Memória
Memory
Educação Permanente
Continuing Education
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1667
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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