Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1635
Tipo: Dissertação
Título: A construção dramatúrgica de O coelho e a onça (história dos bichos brasileiros), de Plínio Marcos
Autor(es): Dyonisio, Ana Paula Menoti
Primeiro orientador: Enedino, Wagner Corsino
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça infantil O Coelho e a Onça (história dos bichos brasileiros) escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos, no ano de 1988, tentando comprovar que a peça, apesar de ter sido escrita destinada ao público infantil, mantém a proposta política e estética do dramaturgo que ficou conhecido por suas peças adultas com linguagem seca, objetiva, retratando os marginalizados pela sociedade. A peça é composta de um ato em que sete personagens antropomorfizadas – Gato, Coelho, Onça, Tartaruga, Tatu, Cachorro e Macaco – narram a história do tempo em que não havia discórdia na Terra, até a Onça, estimulada pelo Gato, sentir vontade de degustar carne animal, gerando o fim da paz no Universo. Realizou-se a contextualização da época em que a peça foi escrita, por meio dos estudos de Gaspari (2004) e Süssekind (2004), levantando, na sequência, pontos sobre um histórico recente brasileiro da produção literária e dramática para o público infantil. Antes da realização da análise qualitativa e quantitativa dos discursos das personagens da peça objeto deste estudo embasada em Bakhtin (1992), são citados alguns aspectos de análise de obras dramáticas, como espaço, tempo, personagem e discurso, pautando-se, principalmente, nas contribuições de Aristóteles (1999), Ryngaert (1995), Pallotini (1989) e Ubersfeld (2005). Por fim, são referidas algumas de suas peças destinadas ao público adulto, comprovando que a linguagem marcante e o conteúdo politizado comum às obras de Plínio Marcos permaneceu nessa obra destinada às crianças.
This study aims to analyze the children's play O Coelho e a Onça (história dos bichos brasileiros), written by Plínio Marcos, in 1988, trying to prove that the play, despite having been written aimed at children, the playwright has the aesthetics of the proposed policy for his adult plays, because dry language, objective, with protagonists marginalized by society. The play is composed of an act, in which seven anthropomorphic characters - Gato, Coelho, Onça, Tartaruga, Tatu, Cachorro and Macaco – narrate the story of the time when there was discord in the Earth until the Onça, stimulated by the Gato, feel willingness to taste animal flesh, causing the end of peace at Universe. Was carried out the context of the time the play was written, through studies Gaspari (2004) and Süssekind (2004), after, the recent history of Brazilian children’s literature and dramatic. Prior to the qualitative and quantitative analysis of the speeches of the characters in the play object of this study grounded in Bakhtin (1992), are cited some aspects of analysis of dramatic works, such as space, time, character and speech, basing themselves mainly , the contributions of Aristotle (1999), Ryngaert (1995), Pallotini (1989) and Ubersfeld (2005). Finally, are referred some adult plays written by Plínio Marcos, proving that the language and the politicized content is common in Plínio Marcos plays to remained in this for the children.
Palavras-chave: Teatro Infantojuvenil (Literatura)
Children's Plays
Teatro Infanto-juvenil Brasileiro
Children's Plays, Brazilian
Teatro Brasileiro - história e crítica
Brazilian Drama - history and criticism
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1635
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Menoti Dyonisio.pdf389,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.