Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Rodrigo Milano de-
dc.date.accessioned2012-09-19T17:36:28Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:15Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1631-
dc.description.abstractO papel da ciência e tecnologia de um país torna-se cada vez mais evidente à medida que a necessidade de que as inovações tecnológicas cheguem ao alcance de uma sociedade com o intuito de desenvolvê-la socioeconomicamente. Diante disso, os países em desenvolvimento buscam formar vantagens competitivas em seus mercados através do desenvolvimento da inovação tecnológica e a disseminação desta nos mercados através de produtos inovadores. No Brasil, com o objetivo de atender a lei n°10.973 as ICT´s do país devem dispor de um NIT a fim de gerir as pesquisas em inovação tecnológica e transferência de tecnologia. Com isso, diversos núcleos se despontaram no setor com tecnologias de ponta e técnicas eficientes de execução de parcerias universidade-empresa. A exemplo têm-se as universidades paulistas USP, que é uma referência desse sucesso através da Agência USP de Inovação, e a Unicamp. A UnB e a UFMG também se destacam no cenário nacional visto que suas pesquisas e seus pedidos de depósitos de patentes são os mais expressivos. Porém, mesmo com a lei que obriga as universidades a desenvolverem um NIT, diversos núcleos ainda se encontram insipientes no que tange as metodologias de trabalho e o objetivo de pesquisa busca estudar quais são os aspectos organizacionais das agências de renome e buscar uma adaptação das metodologias as realidades das universidades mais inexperientes (no caso a UFMS). Como referencial teórico o trabalho utilizou-se dos conceitos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, marketing industrial e gerenciamento de processos. Tem-se como método de pesquisa o estudo de caso devido ao caráter qualitativo da pesquisa e da coleta de dados. Como método de procedimentos utilizou-se da ferramenta 5W1H para avaliação dos casos estudados. Esses casos foram escolhidos de forma não probabilística, intencional e por conveniência. Os resultados obtidos foram os pontos fortes e fracos de cada processo de transferência de tecnologia das universidades pesquisadas e com isso os aspectos positivos foram adaptados ao ambiente institucional da UFMS para que o modelo de transferência da universidade fosse o mais eficiente possível. Os entraves do modelo se deram ao fato de a universidade ainda não possuir produtos que possam ser transferidos.pt_BR
dc.description.abstractThe role of science and technology of a country becomes increasingly evident as the need for technological innovations to come within reach of a society in order to develop it socioeconomically. Thus, developing countries seek to build competitive advantages in their markets through technological innovation and dissemination of this market through innovative products. In Brazil, aiming to meet the law No. 10.973 of the country’s ICT should have a NIT in order to manage the research on technological innovation and technology transfer. Thus, several nuclei emerged in the industry with cutting edge technologies and techniques for efficient implementation of university- industry partnerships. Like there ar the universities in São Paulo USP, wich is a reference to this success through the USP Innovation Agency, and Unicamp. UnB as UFMG universities also stand out on the applications are the most expressive. However, even with the law requiring universities to develop as NIT, several Nuclei are still ignorant regarding working methods and purpose of research explores what are the organizational aspects of the agencies seeking fame and an adaptation of the methodologies realities of de universities inexperienced (in this case the UFMS). The theoretical work we used the concepts of intellectual property and technology transfer, industrial marketing and process management. It has been as a research method case study due to qualitative research and data collection. The method case study was used for evaluation of the tool 5W1H of cases. These cases were chosen in a non-probabilistic intentional and convenience. The results were the strengths and weaknesses of each process of technology transfer from universities surveyed and it has adapted to the positive aspects of the institutional environment for the UFMS transfer model of the university was as efficient as possible. The barriers of the model took the fact that the university does not have product that can be transferred.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransferência de Tecnologiapt_BR
dc.subjectTechnology Transferpt_BR
dc.subjectInovações Tecnológicaspt_BR
dc.subjectTechnological Innovationspt_BR
dc.subjectUniversidades e Faculdadespt_BR
dc.subjectUniversities and Collegespt_BR
dc.subjectParceria Público-privadapt_BR
dc.subjectPublic-Private Sector Cooperationpt_BR
dc.subjectParceria de Pesquisa e Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectResearch and Development Partnershippt_BR
dc.titleA Proposta de um Processo de Transferência de Tecnologia de Produtos e Serviços de Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sproesser, Renato Luiz-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Milano de Lucena.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.